A Santa Sé publicou ontem (25) o programa oficial da viagem do papa Francisco a Veneza, Itália, que acontecerá em 28 de abril próximo, por ocasião da 60ª Bienal de Arte de Veneza. A Santa Sé participa do evento com um pavilhão inspirado no Gênesis intitulado “No Princípio”.

O papa partirá de helicóptero às 6h30 (horário de Roma). O pouso está previsto para as 8h no pátio do centro penitenciário feminino da ilha de Giudecca.

Ele será recebido pelo patriarca de Veneza, dom Francesco Moraglia; pela superintendente Maria Milano Franco D’Aragona; pela diretora do cárcere Mariagrazia Felicita Bregoli; e pela comandante da Polícia Penitenciária, Lara Boco.

Dentro da prisão haverá um encontro com cerca de 80 detentas, que contará também com a presença de funcionários administrativos do centro, voluntários e agentes da Polícia Penitenciária.

O papa Francisco irá então para a capela da prisão dedicada a Maria Madalena, onde será recebido pelo prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação e curador do Pavilhão da Santa Sé na Bienal de Arte de Veneza, cardeal José Tolentino de Mendonça.

Na capela ele terá um encontro com artistas que participam da famosa exposição de arte e arquitetura que a cidade dos canais acolhe a cada dois anos.

Às 9h30, viajará de barco pelos canais até a Basílica de Nossa Senhora da Saúde, onde um grande grupo de jovens venezianos e a Diocese de Veneto esperarão por ele.

No final, alguns jovens acompanharão o papa a pé através de uma ponte flutuante que liga o templo à Praça de São Marcos, onde estarão o presidente da Região do Veneto, Luca Zaia, o prefeito de Veneza, Darco Pellos e o curador de Veneza Luigi Brugnaro.

O papa Francisco vai celebrar a missa que terá início às 11h e em seguida rezará o Regina Coeli. No final da missa, dom Moraglia pronunciará algumas palavras de agradecimento.

Segundo o programa da Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa Francisco iniciará a sua viagem de volta a Roma às 13h e chegará ao seu destino às 14h30.