Como viver a Semana Santa de uma forma especial? Andrés D'Angelo, em artigo publicado no portal Catholic Link, propõe oito atos de amor para viver intensamente cada um destes dias com Jesus, seguindo seus passos e imitando suas obras de amor para com o próximo.

“Que tal seguir Nosso Senhor nesta Semana Santa e imitá-lo em suas obras de amor ao próximo?", pergunta D'Angelo.

Domingo de Ramos: Receber com alegria

Para o Domingo de Ramos sugere acolher com alegria quem chega à nossa casa, fazendo-os sentir-se reis.

"Como acolhemos os outros? Com ​​ramos ou com paus? Vamos acolher com alegria quem vem à nossa casa e fazê-los sentir-se reis na nossa casa", diz.

“Quando nossos filhos chegarem da escola, que seja uma festa e que eles se sintam acolhidos e amados ao se reunirem em volta da mesa", acrescenta.

Segunda-feira Santa: Renovação espiritual

Para D'Angelo, a Segunda-feira Santa é um dia para a renovação espiritual: “Retiremos os mercadores do nosso próprio templo. Retiremos da nossa vida espiritual tudo o que não nos permite adorar verdadeiramente. Especialmente o pecado!”.

“A Semana Santa é uma ocasião propícia para se confessar e pedir a misericórdia de Deus no confessionário”, diz.

Terça-feira Santa: Enfrentar conversas difíceis

Para a Terça-feira Santa, D'Angelo aconselha a enfrentar conversas adiadas com aqueles que prejudicamos ou que nos prejudicaram.

“Jesus volta a Jerusalém. Mesmo sabendo que o procuravam para matá-lo, Jesus volta. Temos uma conversa adiada com alguém que nos magoou? Falhamos com alguém e estamos evitando o encontrar? Por que não aproveitar este dia para superar esses medos e enfrentar com coragem as consequências dos nossos atos?”.

“Talvez nosso Senhor tenha lindas surpresas reservadas por trás de um gesto corajoso! Coloquemos as nossas vidas em suas mãos e confiemos n’Ele”, diz.

Quarta-feira Santa: Generosidade extrema

D'Angelo incentiva a realização de um ato de extrema generosidade, oferecendo algo significativo e valioso a alguém necessitado.

“Que tal nos propormos a dar algo grande, algo que nos custe muito? Vamos lá! Deus não se deixa superar em generosidade”, diz ele.

Quinta-feira Santa: Serviço e amor

A Quinta-feira Santa nos lembra a Ceia do Senhor e o lava-pés, convidando-nos a amar e servir como Cristo fez.

“Hoje imitemos o gesto de extremo serviço do Senhor, lavando os pés dos outros”, encoraja.

Sexta-feira Santa: Sacrifício e salvação

Mais em

A Sexta-feira Santa é um dia para refletir sobre a Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus, oferecendo nossas dores e sacrifícios aos pés da Cruz.

“Ofereçamos o jejum e a abstinência de hoje por alguém que nos fez mal. Procuremos amar com o Amor de Deus, que dá até que doa”, acrescenta.

Sábado Santo: Consolação e companhia

D’Angelo lembra que o Sábado Santo é tempo de acompanhar quem sofre, sendo ombro solidário e ouvido atento.

“Sejamos o ombro solidário que está disponível para que outros possam derramar as lágrimas”.

Domingo de Páscoa: Alegria no Serviço

O Domingo de Páscoa é um dia para celebrar a Ressurreição e traduzir a nossa alegria em atos de serviço ao próximo.

“Por que não nos comprometermos a ajudar nossa família ou amigos em coisas específicas? Sejamos generosos ao dar”, diz ele.