O exorcista mexicano Eduardo Hayen Cuarón deu em sua conta no X sete chaves para entender o que são os demônios e o que eles podem fazer. Também deur conselhos para lidar com esses seres espirituais que podem interagir com o mundo material.

O padre é diretor do jornal semanal Presencia da diocese mexicana de Ciudad Juárez e fez a publicação no X na terça-feira (19).

1. A natureza dos demônios é espiritual

“Sua natureza é puramente espiritual, mas com capacidade de interagir com o mundo material. Eles interagem com o mundo dos homens normalmente de uma forma puramente espiritual através da tentação”, disse o padre. “E podem atuar com os homens de forma extraordinária, através de objetos como amuletos e imagens de divindades pagãs, para causar doenças físicas de vários tipos”.

2. Os demônios odeiam o homem

“Os demônios odeiam o homem por causa do ódio a Deus”, disse o exorcista. “Não podendo acabar com Deus, querem acabar com a imagem de Deus na terra, que é o ser humano”.

3. Os demônios foram criados com livre arbítrio

“Os demônios foram criados com livre arbítrio, mas antes de sua condição de demônios eram anjos bons”, disse o padre mexicano. "Tudo o que Deus fez foi bom. Por sua própria liberdade, uma parte do grupo angelical rebelou-se livremente contra Deus e, assim, tornou-se demônio. Sua escolha contra Deus é irrevogável".

4. Os demônios são superiores à natureza humana

Os demônios “são superiores à natureza humana na hierarquia dos seres”, disse o padre Hayen. “A hierarquia dos seres é assim (do superior ao inferior): Deus, os anjos bons e maus, os homens, os animais, o mundo vegetal, o mundo mineral”, disse ele.

5. Os demônios são imperfeitos

O padre disse que esses seres espirituais "são ontologicamente imperfeitos porque são criaturas e, portanto, não podem criar algo a partir do nada. Somente Deus pode criar a partir do nada”.

6. Eles se afastaram de Deus para sempre

“São moralmente imperfeitos por terem se afastado de Deus para sempre. Não há como voltar”, disse o exorcista mexicano. “Sua escolha moral contra Deus é irreversível. De anjos bons, eles se tornaram maus por sua própria vontade".

7. O diabo é o pai da mentira

O padre Hayen disse que “o diabo é o pai da mentira, por isso é preferível não dialogar com ele durante o exorcismo”.

“A boa notícia: embora os seres humanos sejam de natureza inferior aos demônios, podemos derrotá-los em seus ataques contra nós”, disse o padre, “quando vivemos uma relação de amor, confiança e comunhão com Cristo Jesus”.

Um fato a mais sobre o anjo da guarda

O padre mexicano disse ainda que a devoção ao anjo da guarda “não é uma devoção das crianças, mas uma devoção dos cristãos. Rezar a São Miguel Arcanjo e ao anjo da guarda é uma boa proteção contra as armadilhas do maligno”.

Os padres que abusam de menores são “demônios”?

Mais em

A essa pergunta feita por um internauta, o exorcista respondeu: “Não. São seres humanos que cederam às sugestões do maligno e cometeram pecados gravíssimos”.

“Se eles não se arrependerem dos seus pecados, a condenação eterna os aguarda”, advertiu ele, “independentemente da sua condição de sacerdotes”.

O que a Igreja diz sobre o diabo?

O Catecismo da Igreja Católica trata do tema nas seções 385 a 421, que falam sobre “a queda”.

Entre outras coisas, explica que “Satanás ou Diabo e os outros demônios são anjos decaídos por terem livremente recusado servir a Deus e ao seu desígnio. A sua opção contra Deus é definitiva. E eles tentam associar o homem à sua revolta contra Deus”.