O papa Francisco falou do “o papel insubstituível do gênio feminino” no contexto da agricultura familiar, em mensagem dirigida hoje à VIII Conferência Global do Fórum Rural Mundial, que acontece na cidade espanhola de Vitória.

O evento cujo tema é “Agricultura Familiar: sustentabilidade do nosso planeta” contou com a participação do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Luiz Paulo Teixeira Ferreira.

No discurso lido pelo bispo de Vitória, dom Juan Carlos Elizalde, o papa disse que “as mulheres rurais representam uma bússola segura para suas famílias, um ponto de apoio firme para o progresso da economia, especialmente nos países em desenvolvimento, onde não são apenas beneficiárias, mas verdadeiras impulsoras do progresso das sociedades em que vivem”.

O papa Francisco também valorizou as famílias que se dedicam à agricultura como “louváveis ​​pela forma solidária do seu trabalho, assim como pelo estilo respeitoso e delicado com o qual cultivam a terra”.

Para Francisco, as famílias que se dedicam a esta atividade “são fundamentais para tornar os sistemas agroalimentares mais inclusivos, resilientes e eficientes”, mas lamentou ao mesmo tempo que “continuem a ser atingidas pela pobreza e pela escassez de oportunidades”.

O papa quis “dirigir às famílias dos pequenos agricultores uma palavra de alento e transmitir-lhes a proximidade da Igreja”, e apelou a prestar atenção “às suas necessidades humanas, espirituais e sociais, além das estritamente técnicas"

Elogio do papa Francisco à empresa familiar

Para o papa Francisco, a empresa familiar, “além de ser uma entidade produtiva, é o lugar a que as pessoas pertencem, aquele espaço em que se sentem compreendidas e valorizadas em si mesmas pela sua dignidade, e não apenas pelo que produzem ou pelos resultados eles conseguem”.

Por isso, ele falou da “importância de fortalecer os laços que unem os seus membros, de respeitar as suas tradições religiosas, depósitos culturais e práticas agrícolas”.

O papa Francisco incentivou a “formação e capacitação das novas gerações” como um passo preliminar para a “verdadeira revolução para um futuro alimentar”, uma vez que os jovens fornecem “soluções inovadoras para resolver velhos problemas”.

O papa concluiu invocando a bênção de Deus sobre "as deliberações desta reunião, para que, reconhecendo o papel da família rural, possamos progredir na erradicação da fome, na redução das desigualdades e no cuidado e proteção de nosso planeta".