Hoje (19) é celebrada a Solenidade de São José. Segundo dom Bosco, o santo patriarca teve uma experiência mística sem igual antes de sua morte, em que Jesus e Maria lhe disseram algumas palavras emocionantes. São Francisco de Sales também relatou o que são José teria dito a Cristo antes de morrer.

No livro Vida de São José, dom Bosco narra quais teriam sido os últimos momentos do pai adotivo de Jesus. O santo salesiano diz que são José “estava chegando aos oitenta anos”, quando um anjo o visitou para avisar que iria morrer.

No seu leito de morte, o santo custódio da Sagrada Família entrou em êxtase durante 24 horas e “testemunhou em espírito as dores da paixão do Salvador”. Ao acordar seu rosto estava iluminado, como se transfigurado, e havia um aroma agradável.

Dom Bosco descreve então como teria sido a despedida. “E parece-me que Maria dizia: 'Ó José, como te agradeço pela doce companhia que me fizeste, pelos bons exemplos que me deste, pelo cuidado que tiveste comigo e com as minhas coisas e pelas mais dolorosas dores que você sofreu por minha causa! Ah, você me deixa, mas sempre viverá na minha memória e no meu coração’”.

Dom Bosco diz que lhe parece que Jesus chamou seu pai adotivo de “meu José” e lhe disse que também morreria. Depois, o Senhor enfatizou a são José que este momento de escuridão seria breve e pediu-lhe que fosse anunciar a Abraão, Isaac e outros grandes do Antigo Testamento que deveriam esperar apenas alguns anos.

Depois, Jesus profetizou-lhe que viria a ressurreição, onde Ele ressuscitaria cheio de triunfo. “Alegra-te, querido guardião da minha vida, você foi bom e generoso comigo, mas ninguém pode me ganhar com a gratidão”, teria dito Cristo.

Dom Bosco não narra nenhuma resposta de são José, mas o seu santo padroeiro, são Francisco de Sales, apresenta quais seriam as suas últimas palavras. Em seu livro Tratado sobre o Amor de Deus, o Doutor da Igreja diz que são José teria se dirigido a Deus Pai com estas palavras: “Oh, Pai, eu cumpri a tarefa que me confiaste”.

Então, voltando-se para Cristo, ele disse: "Meu filho, assim como seu Pai celestial colocou seu corpo em minhas mãos no dia de sua vinda ao mundo, neste dia de minha partida deste mundo, coloco meu espírito nas suas”.

Os últimos momentos e sepultura

Continuando o relato de dom Bosco, são José, antes de morrer, procurou levantar-se com muito esforço para adorar o Salvador. Ele queria se ajoelhar diante de Jesus para pedir perdão pelas suas faltas, mas Cristo não permitiu e o abraçou.

“Assim, apoiando a venerável cabeça no peito divino de Jesus, com os lábios próximos daquele adorável coração, José expirou, dando aos homens um último exemplo de fé e humildade. Era o décimo nono dia de março do ano romano de 777, o vigésimo quinto desde o nascimento do Salvador”, diz dom Bosco.

Depois, Jesus e Maria choraram diante do corpo de são José e o próprio Cristo lavou o corpo de seu pai adotivo, fechou os olhos e cruzou as mãos sobre o peito.

Ele o abençoou para que seu corpo não fosse corrompido e colocou “os anjos do paraíso” para guardá-lo.

Por fim, dom Bosco diz que o santo patriarca foi sepultado no Vale de Josafá, no túmulo de seus pais, situado perto do Monte das Oliveiras.