O papa Francisco recebeu hoje (13) a polêmica freira Lucía Caram e os membros da equipe do site espanhol Religión Digital, que regularmente publica conteúdo contrário à doutrina católica.

A Sala de Imprensa da Santa Sé não deu informações hoje sobre a audiência do papa com Caram e os jornalistas de Religión Digital

Em uma nota publicada hoje, Religión Digital, que completa 25 anos de existência, disse que o papa Francisco se reuniu com eles por meia hora e lhes disse, entre outras coisas: "Não percam a esperança. Continuem lutando por esta Igreja viva e a tornem conhecida".

No texto, contaram que o papa se reuniu com eles na "sala dos fundos da Aula Paulo VI, (a auletta)", que é "o mesmo escritório onde ele recebeu [Volodimir] Zelenski, [Nicolás] Maduro ou Raul Castro".

O encontro contou com a presença da freira dominicana Lucía Caram; do diretor de Religión Digital, o ex-padre José Manuel Vidal; dos jornalistas José Lorenzo e Jesús Bastante; bem como presidente da ONG Mensageiros da Paz, padre Ángel García Rodríguez. Foram discutidos temas como "a Igreja na Espanha, os desafios para o futuro, sua saúde, críticas extremas, a questão dos seminários, futuras viagens ou a vigência do Vaticano II".

Segundo Religión Digital, eles presentearam o Papa Francisco, por seus 11 anos de pontificado, celebrados hoje, com "um presente especial: as dezenas de milhares de apoios recebidos na campanha RDconelPapa, pela qual Francisco agradeceu, muito, as demonstrações de apoio vindos de todos os cantos do mundo".

A irmã Lucia Caram comentou no Facebook: “Vimos um papa sereno e muito inteiro. Pudemos conversar, ouvir e compartilhar. Eu lhe dei um presente que o emocionou: um estojo com o livro dos Evangelhos e os salmos que era carregado por um soldado que morreu no fronte” na guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Quem é a irmã Lucía Caram?

Lucía Caram é uma freira dominicana de origem argentina que vive na Espanha. Tem 57 anos e é conhecida por uma série de posições polêmicas, como seu apoio ao separatismo catalão.

Em 2023, ela se manifestou a favor de permitir que pares homossexuais possam “casar na Igreja".

Em 2017, a irmã Lucía Caram disse que são José e a Virgem Maria tiveram relações sexuais, pois é "o mais normal". No mesmo ano, em uma entrevista com o ator pornô Nacho Vidal, a freira criticou que "durante muito tempo a Igreja se dedicou a apedrejar aqueles que não viviam de acordo com as normas".

Em 2014, ela disse a La Opinión de Málaga que "quem toma livremente a decisão [de abortar] tem que ser as pessoas. A Igreja não pode se envolver. Nem mesmo Deus, que nos fez livres por uma razão".

Em 2013, entrevistada pelo jornal colombiano El Tiempo, ela defendeu o uso de métodos contraceptivos e garantiu que "o inferno não existe".

O que é Religión Digital?

Religión Digital é um site que frequentemente publica conteúdo contrário à doutrina da Igreja Católica. Um de seus artigos mais polêmicos, escrito pelo padre jesuíta Juan Masiá, nega a virgindade de Santa Maria. O próprio padre Masiá, por meio do mesmo site, em outra ocasião defendeu a eutanásia.

A irmã Lucía Caram também foi colaboradora do site.

Em 2016, o conhecido sacerdote espanhol e especialista em demonologia José Antonio Fortea disse à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, que Religión Digital era "um site que promovia continuamente todos os autores que atacavam o dogma e a hierarquia eclesiástica".

"Religión Digital acabou se transformando em um portal temido por não poucos bispos e com uma influência muito grande sobre a pior parte do clero, os mais desobedientes", continuou.

O padre Fortea questionou por que alguns católicos financiam Religión Digital e advertiu que o site é uma "fonte de águas envenenadas pela heterodoxia".

Mais em

Depois que op Bento XVI anunciou sua renúncia ao pontificado em fevereiro de 2013, um mês antes da eleição do papa Francisco, o Religión Digital publicou em sua primeira página: "O problema não é o papa... O problema é o papado".