A arquidiocese de Goiânia (GO) vai realizar pela primeira vez o Caminho das Sete Igrejas, encerrando o ciclo dedicado à Lectio Divina quaresmal que começou no primeiro sábado da Quaresma, no dia 17 de fevereiro.

Segundo a arquidiocese de Goiânia, o Caminho das Sete Igrejas é uma antiga tradição romana, criada no século XVI, por são Filipe Neri. Tratava-se de uma peregrinação a pé por sete importantes igrejas de Roma.

“Originalmente, a peregrinação era organizada em dois dias compreendendo a basílica de São Pedro, a basílica de São Paulo Fora dos Muros, as catacumbas de São Sebastião, a basílica de São João de Latrão, a igreja de Santa Cruz em Jerusalém, a igreja de São Lourenço Fora dos Muros e a basílica de Santa Maria Maior. Durante o itinerário, de uma igreja a outra, se rezava e se cantava. Nas igrejas, além das orações, se faziam momentos de catequese com os participantes”, explicou a arquidiocese à ACI Digital.

O Caminho das Sete Igrejas em Goiânia é uma proposta do arcebispo de Goiânia (GO), dom João Justino de Medeiros Silva que fez este caminho em 1996, em um dia da quaresma, quando estudava em Roma. Em 2019, quando era arcebispo de Montes Claros (MG), propôs ao setor de juventude da arquidiocese que organizasse durante o tempo quaresmal, uma peregrinação semelhante à criada por são Felipe Neri.

O diácono de Goiânia e membro da Comissão para Lectio Divina 2024, Guilherme Cunha disse à ACI Digital que este caminho é uma “forma de encerrar o ciclo da Lectio Divina e também ser um momento de comunhão, momento de união entre os jovens”.

Segundo o diácono, o percurso desta caminhada é de 9km e está previsto para terminar às 21h. O trajeto começará às 16h, na paróquia Universitária São João Evangelista, com a missa celebrada por dom João Justino e depois sai em peregrinação “nas outras igrejas do trajeto” passando “por alguns locais históricos” da “arquidiocese e também da cidade de Goiânia”.

“Realmente vai ser um momento de muita graça com os jovens e todos da arquidiocese de Goiânia que quiserem participar”, declarou Cunha.

Para dom João Justino, este caminho associado à Lectio Divina, a leitura orante da Palavra de Deus, na Quaresma é um tipo de atividade religiosa muito característica dos jovens que gostam de peregrinar, estar em grupo, fazerem visitas, cantar pelas ruas e celebrar a fé, mas também é convidativo aos adultos e as famílias da arquidiocese que desejam viver este momento “como um exercício quaresmal de peregrinação”.

“Teremos a oportunidade de proclamar para todos aqueles que estiverem conosco e os que nos virem peregrinando, que sonhamos e acreditamos na construção de uma “Civilização do Amor”. Vamos ter a oportunidade de rezar o terço, de iluminar as ruas da nossa cidade com a luz que brota da fé, e conhecer novas pessoas. “Enfim, é a expectativa de uma tarde e noite muito diferente marcadas pela fé, pelo caminho de quem tem fé, marcadas pelo encontro com Aquele que é o caminho. O ‘Caminho das Sete Igrejas’ é uma forma de nos voltarmos a Cristo que é o caminho das nossas vidas”, ressaltou o arcebispo de Goiânia a ACI Digital.