O papa Francisco expressou hoje (10) sua "preocupação e tristeza" com "a grave crise que afeta o Haiti e os episódios violentos que ocorreram nos últimos dias".

Depois da oração o Ângelus dominical na Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa se referiu aos "episódios violentos que ocorreram nos últimos dias" no Haiti e garantiu que está "próximo da Igreja e do querido povo haitiano, que vem sofrendo tanto há anos".

A violência atingiu novos pontos críticos nas últimas semanas no Haiti. No dia 3 de março, o governo do país declarou um estado de emergência de 72 horas depois que grupos criminosos tomaram as duas maiores prisões do país, libertando os detentos.

Alguns estão chamando de "guerra civil de baixa intensidade". A violência no Haiti está se espalhando por todo o país, afetando até mesmo padres e religiosos católicos, que foram sequestrados por vários grupos armados nos últimos meses.

Em sua mensagem de hoje do Palácio Apostólico, o papa Francisco encorajou a pedir a " intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pelo fim de toda violência e para que todos ofereçam sua contribuição para o crescimento da paz e da reconciliação no país, com o apoio renovado da comunidade internacional".

O papa também pediu paz em países como a República Democrática do Congo, Ucrânia e na região da Terra Santa.

"Dou calorosas boas-vindas a Roma à comunidade católica da República Democrática do Congo. Rezamos pela paz nesse país, assim como na atormentada Ucrânia e na Terra Santa", disse o papa, pedindo novamente "as hostilidades que causam imenso sofrimento entre a população civil cessem o mais rápido possível".