O papa Francisco recordou hoje (10) o "dever fundamental" da sociedade de ajudar as mulheres a "acolher o dom da vida".

Ao final da oração do Ângelus dominical junto aos fiéis reunidos na Praça de São Paulo, o papa recordou que “há dois dias celebramos o Dia Internacional da Mulher”. Por isso, expressou “proximidade a todas as mulheres, especialmente àquelas cuja dignidade não é respeitada”.

"Ainda há muito trabalho a ser feito por cada um de nós para que a igual dignidade das mulheres seja concretamente reconhecida", disse.

O papa disse que “são as instituições, sociais e políticas, que têm o dever fundamental de proteger e promover a dignidade de todo ser humano, oferecendo às mulheres, portadoras da vida, as condições necessárias para que possam acolher o dom da vida e assegurar a seus filhos uma existência digna”.

Esta mensagem se soma à publicação feita pelo papa Francisco na rede social X (antigo Twitter), no dia 8 de março, Dia da Mulher.

Naquela ocasião, o papa destacou que "as mulheres tornam o mundo mais bonito, protegem-no e mantêm-no vivo. Trazem consigo a graça da renovação, o abraço da inclusão e a coragem de doar-se”.

“A paz, então, nasce das mulheres, surge e reacende-se a partir da ternura das mães”, disse.