Itzik Horn, jornalista israelense nascido em Buenos Aires, Argentina, contou a EWTN Noticias o drama que tem vivido desde 7 de outubro de 2023, quando dois de seus três filhos foram sequestrados pelo Hamas no chamado "sábado negro".

Naquele dia, por volta das 6h30 (horário local), o Hamas, grupo terrorista muçulmano sustentado pelo Irã que controla a Faixa de Gaza, atacou o território de Israel.

Mais de 1,4 mil civis israelenses foram mortos e 240 pessoas foram sequestradas.

Horn é pai de Iair, 45 anos, Eitan, 37, e Amos. Os dois primeiros foram sequestrados. O jornalista lembrou que, quando aconteceu o sequestro, tentou “se comunicar o dia inteiro enquanto escutava as notícias”, mas “não havia resposta”.

No dia seguinte, "somente às 12h consegui me comunicar com alguém e ele me disse que [Iair e Eitan] não estavam lá (...). Estamos procurando por eles desde a noite passada, mas eles não estão em lugar nenhum".

O jornalista contou que eles não foram encontrados em hospitais, com a polícia ou em nenhum dos vídeos de mídia social que viu. Três semanas depois, o exército israelense lhe informou que eles estavam desaparecidos e, três semanas depois, foi informado de que eles tinham sido realmente sequestrados.

"Não consigo acreditar que já se passaram cinco meses e eles ainda estão em cativeiro", lamentou Horn.

Depois de comentar que seus filhos "são, felizmente, meninos mental e fisicamente fortes", o jornalista observou que a última vez que teve notícias deles foi há três meses, quando alguns dos reféns foram libertados, e agora não sabe como estão.

"Mas bem, estamos aqui esperando por eles e estamos fazendo tudo o que podemos". O jornalista diz que fez "todos os esforços para libertá-los”. “Não deixamos nenhuma porta sem bater, nenhum microfone sem falar".

"Pedimos a todos que nos ajudem, porque acho que qualquer pessoa boa, qualquer pessoa que acredite na humanidade deve exigir a libertação dos reféns sem nenhuma condição prévia", enfatizou o pai de Iair e Eitan.

Respondendo se pede a Deus pela libertação de seus filhos, Horn confessou que não pode. "Por que ele os levou? Eu respeito as pessoas que rezam, que me param na rua e dizem 'nós rezamos por seus filhos'; mas eu não posso, não posso porque estou com raiva".

"Estou com raiva e, veja bem, sou um sobrevivente do atentado à bomba contra a AMIA, do prédio da comunidade judaica na Argentina", acrescentou.

O atentado à AMIA foi um ataque terrorista com carro-bomba à Asociación Mutual Israelita Argentina (AMIA), em Buenos Aires, em 18 de julho de 1994. Oitenta e cinco pessoas foram mortas e outras 300 ficaram feridas. É o maior ataque terrorista na Argentina. Embora as investigações tenham sido inconclusivas, a participação de terroristas muçulmanos apoiados pelo Irã é quase certa.

"Ninguém prepara você" para algo assim

"Nada nem ninguém te prepara, nada do que leu, nada do que lhe foi dito, nada do que vivenciou te prepara para sentir o que estou sentindo agora", disse Horn.

"Há noites sem dormir, não sei o que é dormir. Posso ir para a cama, mas não durmo. Às vezes, eu me sento para comer e digo: que direito eu tenho de me sentar para comer quando meus filhos não têm nada para comer ou beber?".

Horn também disse que em sua família "todos nós nos dedicamos à educação. Sabe, eu pensei que alguém se tornaria um jogador de futebol como Messi e que eu poderia parar de trabalhar, mas não. Não sei por que todos eles se tornaram educadores, assim como o pai deles”.

Disse que Iair compôs uma "música divertida" e produziu um vídeo para uma festa judaica, uma música que agora "é uma música de homenagem, porque uma em cada quatro pessoas naquele vídeo não está mais conosco, ou foi morta, ou foi sequestrada, ou está desaparecida".

Horn conclui dizendo que em 8 de outubro, no dia seguinte ao sequestro de Iair e Eitan, ele decidiu dar o maior número possível de entrevistas e falar com quem fosse necessário para exigir a libertação de seus filhos, "e é isso que me faz continuar".