Ontem (3) aconteceu a 13ª Caminhada Penitencial da arquidiocese de Fortaleza (CE). Uma multidão de fiéis saiu da igreja Nossa Senhora da Saúde, no bairro de Mucuripe, em direção à catedral metropolitana, percorrendo cinco quilômetros. No trajeto os fiéis carregaram uma grande cruz de madeira.

Embora uma grande quantidade de pessoas tenha participado da iniciativa, a arquidiocese informou que não faz uma contagem oficial do número de participantes.

A Caminhada Penitencial acontece desde 2009, sempre no terceiro domingo da Quaresma, seguindo o mesmo percurso na região central de Fortaleza. O objetivo é divulgar e reforçar a importância da penitência para uma vida de santidade. A caminhada só não aconteceu entre 2020 e 2022 por causa às restrições impostas devido à pandemia de covid-19.

Neste ano, o tema da caminhada foi “Peregrinos da Esperança em Oração”, baseado no ano de oração em preparação ao Jubileu de 2025. O ano de oração, estabelecido pelo papa Francisco, teve início em 21 de janeiro deste ano.

A caminhada contou com atendimento de confissão para fiéis e pontos de coleta de doações de alimentos não perecíveis, propostas aos fiéis como forma de caridade.

Ao chegar à catedral, o arcebispo, dom Gregório Paixão, celebrou a missa. Em sua homilia, destacou a necessidade do arrependimento dos pecados e da conversão dos corações, especialmente no período da Quaresma. “Somente se abrindo à obra de Deus é que nós vamos poder contribuir para transformar a sociedade onde nós vivemos. Somente arrancando de nós aquilo que nos prende pelo pecado, a gente vai conseguir, pela graça, colaborar para que o mundo creia”, disse.