Mais de 80 mil pessoas participaram ontem (25) da décima edição da Caminhada do Perdão, da arquidiocese de Feira de Santana (BA). A caminhada faz parte do calendário da arquidiocese e do município e acontece anualmente sempre no segundo domingo da Quaresma. No percurso de 3,3 km, os fiéis rezaram e cantaram e alguns carregaram uma grande cruz de madeira.

Neste ano, o evento teve como tema ‘‘Vós sois todos irmãos e irmãs’’ (Mt 23,8), baseado na Campanha da Fraternidade 2024 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social”, inspirada na encíclica Fratelli tutti, do papa Francisco, sobre a fraternidade e a amizade social.

O arcebispo de Feira de Santana, dom Zanoni Demettino Castro, disse nas redes sociais da arquidiocese que a Caminhada do Perdão “é um dos mais importantes eventos de Feira de Santana” e o objetivo deste ano é “percorrer as ruas da cidade, proclamando o ensinamento de Jesus Cristo: ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’ (Mt 23,8)”.

O evento iniciou com uma missa às 7h, na paróquia Santo Antônio, celebrada por dom Zanoni Demettino. Na homilia, o arcebispo enfatizou o tema da reconciliação com Deus e com os irmãos e lembrou que “a todo momento somos chamados a refletir que somos irmãos e precisamos reconciliar com os irmãos e com Deus".

Depois da celebração, foi iniciada a Caminhada do Perdão, que neste ano teve uma alteração em seu trajeto, foi reduzido de 5km para 3,3km.

O coordenador geral da Caminhada Penitencial, padre Júlio Santa Bárbara, disse à ACI Digital que a redução do trajeto aconteceu por dois fatores: primeiro “por conta das altas temperaturas e isso está ligado ao fato também de que muitas pessoas que participam da Caminhada do Perdão são pessoas de idade e elas gostam muito de participar”; a “outra razão foi por conta da logística”, pois “chegava um certo ponto que o trio elétrico já não poderia mais acompanhar a caminhada”, devido a subida de “uma ladeira” e a caminhada ficava “sem muita condução”.

A caminhada seguiu até a paróquia Senhor dos Passos e depois para a catedral de Sant’Ana, no centro da cidade, onde dom Zanoni Demettino abençoou todos.