O papa Francisco reuniu-se na quinta-feira (29) com o superior-geral da Fraternidade Sacerdotal de São Pedro (FSSP), padre Andrzej Komorowski, e confirmou que as restrições à celebração da missa tradicional em latim não se aplicam à instituição

O encontro privado entre o papa e o padre Komorowski, acompanhado por dois padres da sua instituição, ocorreu a convite do papa Francisco e a pedido do FSSP.

Segundo um comunicado da FSSP, o encontro foi uma oportunidade para mostrar “profunda gratidão ao Santo Padre” e discutir a “especificidade litúrgica da Fraternidade de São Pedro”

A FSSP foi criada em 18 de julho de 1988 como Sociedade de Vida Apostólica de Direito Pontifício pela Santa Sé, status canônico que lhe foi concedido pelo papa João Paulo II.

No centro do carisma da FSSP está a celebração da missa segundo a forma extraordinária do rito romano, também conhecida como missa tridentina, missa tradicional em latim ou “Usus Antiquior”.

O comunicado do FSSP diz que os padres falaram com o papa Francisco sobre “as dificuldades encontradas” na aplicação do decreto de 11 de fevereiro de 2022 dirigido à fraternidade, no qual confirmava o direito da instituição de celebrar missas “de acordo com as edições típicas dos livros litúrgicos, nomeadamente o Missal, o Ritual, o Pontifical e o Breviário Romano, vigentes no ano de 1962".

“O papa foi muito compreensivo e convidou a Fraternidade de São Pedro a continuar a construir cada vez mais plenamente a comunhão eclesial através do seu próprio carisma”, diz o comunicado.

A FSSP foi fundada por 12 padres e 20 seminaristas que faziam parte da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX), uma sociedade sacerdotal tradicionalista canonicamente irregular criada pelo arcebispo francês Marcel Lefebvre em 1970.

Lefebvre, um dos líderes mais influentes do movimento tradicionalista, foi excomungado pelo papa João Paulo II em 1988 depois de ordenar quatro bispos para a FSSPX, indo contra a proibição expressa da Santa Sé.

A reunião de quinta-feira (29) ocorreu em meio a várias restrições à celebração da missa tradicional em latim, seguindo o motu proprio Traditionis Custodes de 2021 do papa Francisco.

O decreto papal restringiu severamente a permissão concedida aos padres para celebrar a missa tradicional em latim. O papa Bento XVI, na sua carta apostólica Summorum Pontificum de 2007, permitiu que todos os padres celebrassem missas usando o Missal Romano de 1962 sem terem de pedir permissão ao seu bispo.

Traditionis Custodes voltou atrás e declarou explicitamente que era “competência exclusiva” do bispo autorizar missas tradicionais em latim em sua diocese.

O encontro de quinta-feira (29) entre a FSSP e o papa é o segundo encontro deste tipo nos últimos anos e surge depois da notícia de que o cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, Reino Unido, cancelou a celebração do Tríduo Pascal segundo o antigo rito.

Na primeira audiência privada, que aconteceu em 4 de fevereiro de 2022, a FSSP pediu esclarecimentos sobre a aplicação da Traditionis Custodes no que diz respeito às comunidades Ecclesia Dei.

Num comunicado, a fraternidade disse que durante o “encontro muito cordial”, o papa Francisco “expressou que estava muito impressionado com a abordagem dos seus fundadores, o seu desejo de permanecer fiéis ao Romano Pontífice e a sua confiança na Igreja”.

“Durante a audiência, o papa deixou claro que institutos como a Fraternidade de São Pedro não são afetados pelas disposições gerais do motu proprio Traditionis Custodes, uma vez que a utilização de antigos livros litúrgicos estava na origem da sua existência e está previsto em suas constituições", continua a declaração.

Desde a sua fundação em 1988, a FSSP cresceu e se tornou a maior das comunidades Ecclesia Dei. Segundo dados internos de 2023, a FSSP conta atualmente com 368 sacerdotes, 22 diáconos e 179 seminaristas. A idade média dos seus membros é 39 anos.

A FSSP está presente em 146 dioceses, celebra missas em 246 localidades e possui 48 paróquias próprias. Uma das suas paróquias mais ativas é a de Santissima Trinità dei Pellegrini, em Roma, que é um dos principais locais da peregrinação anual Summorum Pontificum.

A FSSP conta atualmente com dois seminários internacionais. O Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, que fica em Denton, Nebraska, EUA, é para seminaristas de língua inglesa, enquanto o Seminário São Pedro, em Wigratzbad-Opfenbach, Alemanha, é dividido em duas seções para seminaristas de língua inglesa: alemão e francês.

Como sociedade de direito pontifício, a FSSP responde ao papa. Anteriormente, a FSSP funcionava no âmbito da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, criada pelo papa João Paulo II. No entanto, em 2019, o papa Francisco aboliu a comissão e colocou a fraternidade sob o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Mais em