O Centro Cultural Missionário (CCM), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vai realizar de modo virtual, nos dias 12, 19 e 26 de março um Retiro Missionário, para ajudar os católicos viverem “com mais profundidade e qualidade, o tempo litúrgico da Quaresma”. O objetivo é motivar as pessoas a terem uma “relação com Deus (oração-interioridade), relação com os outros (esmola-caridade) e relação com as coisas (jejum-autocontrole)”.

Segundo o bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Maurício da Silva Jardim, esse retiro espiritual “levará em consideração as inspirações vindas da Palavra de Deus da liturgia dominical, o contexto do Ano da Oração como preparação para o Jubileu 2025 e referência às práticas da tradição quaresmal, principalmente a da oração”.

Este retiro “é voltado para todas as pessoas que desejam crescer e progredir na vida cristã e espiritual, sejam elas pessoas engajadas nas comunidades, lideranças e agentes de pastoral, consagrados, ministros ordenados, membros de Congregações, institutos, novas comunidades, como também pessoas de boa vontade”, disse o CCM.

O tema do primeiro dia do retiro é “Por isso, crer n´Ele”, baseado na passagem bíblica de Jo 3,17: “Deus enviou o seu Filho para que o mundo seja salvo por ele”. Será ministrado pelo mestre em Educação e pregador de retiros espirituais, o padre salesiano João Mendonça Filho.

No segundo dia, a temática é “Deixar-se atrair por Jesus”, que está apoiada na passagem bíblica de Jo 12,26: “Se alguém me quer servir, siga-me”. Será ministrada pela ex-presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e consultora do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, irmã Maria Inês Vieira Ribeiro.

No último dia, o tema é “Jesus Cristo esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens” (Fl 2,7), que terá como palestrante o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva.

O Retiro Missionário acontecerá na Plataforma de Cursos das Edições CNBB, das 19h30 às 21h. As inscrições e outras informações podem ser feitas no site do CCM: ccm.org.br.