Cerca de nove mil fiéis, a maioria jovens, da arquidiocese de Juiz de Fora (MG), participaram ontem (25), da 15ª Via-Sacra da Juventude ao Mirante Morro do Cristo, no bairro Serro Azul/ São Pedro, em Juiz de Fora. O tema central deste ano foi baseado na passagem bíblica de Isaías 53: “Tomou sobre si as nossas dores; por suas chagas fomos curados”.

Sara Nascimento, que participa do grupo Jovens Amigos de Cristo (JAC), de Santa Rita de Ibitipoca (MG), fez a caminhada descalça como “um ato penitencial”. “A gente acredita que Jesus sofreu tanto por nós, que fazer isso não é nada, comparado ao que ele sofreu”. Ele disse que foi “um pouquinho dolorido, mas com Deus a gente vence”.

A Via-Sacra da Juventude acontece anualmente no segundo domingo da Quaresma e foi criada em 2010 pelo arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira.

Esta foi a primeira vez que a jovem Maria Clara Almeida, de Bom Jardim de Minas (MG), participou da Via-Sacra. Para ela, “a juventude estava meio parada”, mas “agora parece que está surgindo de novo, é muito legal ver isso perto da gente; a gente fica muito feliz”, disse.

O evento iniciou com a missa às 8h30, celebrada pelo arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira na paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Cidade Alta. Depois da missa, os jovens, famílias e alguns adultos caminharam em direção ao Morro do Cristo, rezando e meditando as 14 estações da Paixão de Jesus Cristo.

O assessor da pastoral arquidiocesana da juventude de Juiz de Fora, padre Robert Teixeira ficou satisfeito com a participação da juventude. “Terminando mais uma Via-Sacra não tenho outra palavra senão de ‘gratidão’ pela juventude que abraçou mais uma vez, refletindo sobre o tema de Isaías: ‘tomou sobre si nossas dores, por suas chagas fomos curados’. É esse caminhar com Jesus, pra Jesus, na certeza de que ele caminha conosco e sustenta todo trabalho da juventude”.

A Via-Sacra terminou com a bênção de dom Gil Antônio, que convidou a juventude mineira a participar da Jornada Eucarística Jovem, que acontecerá no dia 25 de agosto, no Centro de Evangelização da Comunidade Resgate, na BR-267, Km 82, estrada que liga Juiz de Fora a chácara.