Uma tradição de quase meio século, a procissão do Senhor dos Passos da Graça vai acontecer no domingo (25), em Lisboa, Portugal. Trata-se, segundo os organizadores da “mais emblemática e importante procissão da Quaresma” na capital portuguesa.

Esta será a primeira vez que o patriarca de Lisboa, dom Rui Valério, participará da procissão. Ele foi nomeado patriarca em agosto de 2023 e tomou posse em setembro.

A Procissão do Senhor dos Passos da Graça acontece sempre no segundo domingo da Quaresma. Teve início em 1587 por iniciativa de Luís Álvares de Andrade ao instituir a Real Irmandade dos Passos da Graça em 1586.

Segundo site da Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, que apoia a procissão, trata-se da “primeira procissão de Passos em antiguidade, sendo percursora das procissões de Passos espalhadas por Portugal e pelo mundo”.

A procissão evoca a Paixão e morte de Jesus Cristo. Sai da igreja de São Roque e segue até a igreja da Graça, carregando as imagens do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora da Soledade.

No percurso há sete paradas: Igreja de São Roque, Igreja da Encarnação, Igreja de São Domingos, Ermida de Nossa Senhora da Saúde, Passo do Terreirinho na Rua dos Cavaleiros, Casa de São João de Brito e Igreja da Graça.

De 1910 a 2013, a procissão teve seu percurso restrito à freguesia da Graça. Em 2013, retomou o percurso original. Em 2021, por causa das medidas impostas contra a pandemia de covid-19, foi a primeira vez em quase 500 anos que a procissão não aconteceu.

A programação da procissão no domingo começa com a missa solene às 11h na igreja de São Roque. Às 14h30 será recitado o terço e, às 15h sairá a procissão com destino à igreja da Graça.