Uma exposição que inclui mais de 100 relíquias de Cristo, da Sagrada Família e de vários santos será apresentada em uma paróquia no interior do estado de Nova Jersey no sábado (24), de 12h às 19h (horário local).

O Oratório de Nossa Senhora do Monte Carmelo, que fica na 94 Pine Street, no município de Montclair, receberá a exposição. A paróquia pertence à arquidiocese de Newark, cerca de 32 quilômetros a oeste da cidade de Nova York.

“Acho que será uma experiência para as pessoas, especialmente para uma exposição tão grande”, disse Joe Santoro, delegado regional dos EUA para a Cruzada Internacional pelas Relíquias Sagradas (CIDH), à CNA, agência em inglês da EWTN.

Santoro é quem fornece as relíquias para a exposição, que recebeu no decorrer do seu trabalho dedicado à preservação destes objetos sagrados. Ele disse que seu esforço para preservar as relíquias equivale a “resgatá-las de lugares onde não receberiam o devido respeito”.

A exposição inclui algumas relíquias da Paixão: uma pequena lasca da Cruz e fragmentos da Coroa de Espinhos, do túmulo de Cristo e da coluna na qual Jesus foi açoitado antes de sua crucificação. Inclui também relíquias da Natividade, como fragmentos do véu da Santíssima Virgem, da manjedoura do Senhor e dos ossos dos Três Reis Magos.

A exposição apresenta ainda um fragmento de pele e sangue dos estigmas de são Padre Pio; um fio de cabelo de são João Paulo II; e o lenço de santa Francisca Xavier Cabrini, reconhecida como a primeira santa dos EUA. Também serão incluídos objetos veneráveis ​​pertencentes aos evangelistas, aos apóstolos, bem como a outros santos e mártires.

As relíquias serão expostas em três seções: a Paixão, a Natividade e uma terceira para todas as outras relíquias.

“É um privilégio e uma alegria acolher uma exposição de relíquias desta magnitude”, disse à CNA o padre Giandomenico Flora, reitor do oratório.

“Algumas delas datam dos tempos bíblicos e outras são relíquias de santos do nosso tempo. Ter tal exposição de relíquias é uma bênção para a Igreja [e para] as pessoas que participarão do evento porque lhes dá a oportunidade de rezar e pedir graças particulares”, disse ele.

Santoro disse que as relíquias têm o poder de facilitar aos devotos uma ligação mais profunda com Deus e promover uma reflexão íntima sobre a Paixão de Cristo, especialmente à medida que se aproxima o início da Quaresma. “As pessoas ficam profundamente atraídas por elas”, disse ele.

“Uma relíquia não contém nenhum poder mágico ou algo parecido. As pessoas têm que contribuir com a sua fé e Deus realiza estes milagres através destes grandes homens e mulheres”, acrescentou Santoro.

A Igreja categoriza as relíquias em três tipos. As relíquias de primeira classe incluem partes do corpo de um santo, como cabelos, sangue ou ossos, bem como objetos que estiveram em contato direto com Cristo, por exemplo, um fragmento de sua cruz, túmulo ou manjedoura. As relíquias de segunda classe incluem objetos que um santo usou durante sua vida. As relíquias de terceira classe são itens que foram tocados por uma relíquia de primeira classe.

Embora esta exposição represente uma oportunidade única, Santoro contou à CNA sobre a sua vontade de organizar uma turnê num futuro próximo. Ele comentou que este fim de semana servirá como “o lançamento inicial para avaliar sua recepção e viabilidade”.