Hoje (20), celebra-se a festa dos irmãos santa Jacinta e são Francisco Marto, pastores videntes de Nossa Senhora de Fátima. Sua prima Lúcia disse que um demônio enfurecido apareceu ao santo e ele teve uma reação impressionante.

Para compreender melhor o que aconteceu ao pequeno são Francisco, é necessário recordar o que diz o Segredo de Fátima, composto por três partes. Na primeira e na segunda revelação, a irmã Lúcia disse que a Mãe de Deus mostrou o inferno para ela e seus primos.

Os pequenos viram os demônios e as almas condenadas no meio do fogo infernal. Eles ouviram ali os terríveis gritos de dor e gemidos de desespero. “Os demônios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes e negros”, disse a Irmã Lúcia.

As crianças olharam para Nossa Senhora e ela, com bondade e tristeza, indicou-lhes que aquilo era o inferno, “para onde vão as almas dos pobres pecadores”. Depois explicou-lhes que, para as salvar, Deus queria estabelecer a devoção ao seu Imaculado Coração.

No livro Memórias da Irmã Lúcia é narrado um acontecimento pouco conhecido que aparentemente ocorreu quando todas as aparições de Nossa Senhora de Fátima já estavam concluídas. A irmã Lúcia contou que um dia foram ao campo com as ovelhas. Francisco afastou-se deles e entrou na cavidade de uma rocha.

Depois de um tempo, o menino começou a gritar alto. Chamou a Virgem de Fátima e também Jacinta e Lúcia. As meninas ficaram surpresas e começaram a procurá-lo. Como não podiam vê-lo, perguntaram-lhe onde estava e ele respondeu: “Aqui, aqui!”

Quando o encontraram, viram Francisco de joelhos e tremendo de medo. Perguntaram-lhe o que lhe tinha acontecido e o menino, cheio de medo, disse-lhes: “Era um daqueles bichos grandes, que estavam no inferno, que estava aqui a deitar lume”.

A irmã Lúcia conta que Francisco não costumava ter medo e que até entrava em locais escuros à noite e brincava com animais selvagens, como cobras. Mas naquela ocasião tudo foi diferente com o pequeno.

Lúcia conta que, uma vez que recordou ao irmão sua impressão do inferno, Francisco aconselhou-a: “Não penses tanto no inferno! Pensa antes em Nosso Senhor e Nossa Senhora. Eu não penso nele, para não ter medo".

Ao ver o menino assustado com o demônio que vira, Lúcia disse sorrindo para Francisco: “Tu não queres nunca pensar no inferno, para não teres medo, e agora foste o primeiro a tê-lo!?”