Hoje (20), é festa de santa Jacinta Marto, vidente de Nossa Senhora de Fátima. Ela teve uma aparição da Mãe de Deus antes de morrer, na qual recebeu um pedido especial.

Santa Jacinta, são Francisco e Lúcia foram os três pastorinhos a quem a Virgem de Fátima apareceu diversas vezes em 1917.

Segundo o site de santos corazones.org, gerido pelos Servos dos Corações Trespassados ​​de Jesus e Maria, Jacinta assistia assiduamente à santa missa e dedicava-se a fazer mortificações depois das aparições.

Em dezembro de 1918, ela e seu irmão Francisco adoeceram durante uma epidemia de broncopneumonia. Meses depois, o menino morreu e Jacinta sofreu muito com a sua perda. A saúde da menina piorou.

Um dia Jacinta contou a Lúcia que Nossa Senhora a havia visitado e perguntado se queria continuar convertendo os pecadores. Quando ela respondeu que sim, Nossa Senhora de Fátima lhe disse que então ela iria para um hospital e sofreria muito.

A Mãe de Deus lhe pediu que sofresse tudo pela conversão dos desviados, em reparação pelas ofensas ao seu Coração e por amor a Jesus. Ela também explicou que sua mãe a acompanharia, mas que, no final, ela ficaria sozinha.

Depois, Jacinta teve uma grande ferida no peito que infeccionou. Ela sofreu grandes tormentos, mas disse à prima Lúcia: “Sofro muito, mas ofereço tudo pela conversão dos pecadores e pela reparação ao Imaculado Coração de Maria”.

Foi levada para um hospital de Lisboa. A mãe a acompanhou por alguns dias, mas teve que voltar para casa. Ela foi submetida a uma operação em que duas costelas foram removidas e ela sentia muita dor.

Jacinta contou a uma enfermeira que Nossa Senhora lhe tinha aparecido para lhe dizer que em breve viria buscá-la e que a partir daquele momento já não sofreria de dores.

Três dias depois, em 20 de fevereiro de 1920, a santa começou a se sentir mal e pediu os últimos sacramentos.

Ela conseguiu se confessar e pediu para que a comunhão lhe fosse trazida rapidamente antes que morresse. Ela morreu antes de conseguir comungar.