Por ocasião da comemoração dos 500 anos das aparições de Nossa Senhora de Guadalupe no México, o padre David Jasso, membro da comissão técnica da Novena Intercontinental Guadalupana, recomendou seis ações simples que cada pessoa pode fazer para se preparar para este evento histórico.

Nossa Senhora de Guadalupe se manifestou a são Juan Diego no Monte de Tepeyac em dezembro de 1531, deixando sua imagem milagrosamente impressa na tilma do indígena, que está guardada na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México.

Para comemorar o meio milênio do que é conhecido como “Evento Guadalupano” em dezembro de 2031, os bispos do México lançaram a Novena Intercontinental Guadalupana, um esforço que começou em dezembro de 2022 e que busca promover o encontro com Deus através de santa Maria de Guadalupe, buscando novos caminhos na reconstrução social e eclesial das comunidades.

O padre Jasso, em entrevista à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, disse que a novena busca “promover o encontro com Deus através de Santa Maria de Guadalupe, buscando novos caminhos na reconstrução social e eclesial das comunidades”.

Jasso incentivou as pessoas a participarem na preparação para os 500 anos das aparições de Nossa Senhora de Guadalupe com seis “ações simples”:

1.        Agradecendo a Deus pela presença de Maria de Guadalupe no mundo.

2.        Escutando, conhecendo e aprofundando as suas mensagens.

3.        Imitando o modo de ser de Maria de Guadalupe e de São Juan Diego, dando testemunho com a nossa vida.

4.        Divulgando a devoção à Virgem de Guadalupe.

5.        Pedindo uma graça especial.

6.        Falando de Maria de Guadalupe para quem não a conhece.

O padre Jasso fez um convite a toda a comunidade para participar desta Novena através da convocatória oficial na página novenadeguadalupe.com.