A casa paroquial, a igreja e a sede da paróquia de Nossa Senhora de África, em Mazeze, diocese de Pemba, ficaram destruídos depois do ataque terrorista de 12 de fevereiro à cidade portuária de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, Moçambique.

O padre Salvador Maria Rodrigues de Brito, da diocese de Guarulhos (SP), é missionário na diocese de Pemba, onde é pároco de Nossa Senhora de África. Em uma entrevista em 14 de fevereiro à Rádio Pax da arquidiocese da Beira, ele confirmou o ataque, acrescentando que não foram registradas vítimas humanas.

“Quando foi exatamente segunda-feira (12 de fevereiro) era as 18h foi quando eles entraram e tomaram já a sede do Posto Mazeze. Muita gente já tinha evacuado, claro, mas entraram fortemente armados, já entraram metralhando”, disse o padre brasileiro.

“Segundo os relatos, foi mais de uma hora de tiroteio”, disse. “Logo na entrada principal está a secretaria do posto administrativo, a casa da chefe de posto. Então, metralharam e incendiaram a secretaria do posto, a casa da chefe do posto”.

“A seguir estão as casas missionárias, são duas casas, então metralharam as casas violentamente, destruíram e queimaram as igrejas”, acrescentou o padre.

Segundo o padre, os terroristas também atacaram as infraestruturas das autoridades, o centro de saúde, a escola local, a casa paroquial, os edifícios missionários recém-construídos e a igreja.

“Tudo foi metralhado, queimado, tudo, não sobrou nem uma peça de roupa”, lamentou. “Queimaram barracas, queimaram casas circunvizinhas, queimaram um carro mais para o meio da aldeia, queimaram até o Centro de Saúde de Mazeze".

“A única coisa que trouxe foi uma pequena mala com algumas roupas, achando que ia voltar em poucos dias, poucas coisas, então tudo, os documentos, foram destruídos”, disse o padre Rodrigues de Brito.

 “Só foi salvo, graças a Deus, o Santíssimo Sacramento que eu havia retirado e os livros de sacramentos, de batizado e matrimônio, que eu trouxe comigo, e o Santíssimo que estava na capela da sede da missão", acrescentou.

A paróquia de Nossa Senhora de África em Mazeze é sede do projeto social “Janela para o Futuro”, e durante o ataque foram destruídos alguns dos equipamentos utilizados na implementação do projeto, incluindo máquinas de costura.

“Só no quintal da casa era uma igreja nova, que tinha sido feita grande. Depois, a casa de projetos sociais era uma casa que foi a primeira casa que nós moramos, que foi toda reabilitada, tudo novo”, contou o padre.

“Só máquina de costura eram mais de seis, fora as coisas que tinha lá dentro. Na outra casa missionária, que era a casa grande, tudo o que estava lá dentro, tudo, tudo, as roupas de igreja, tudo, os paramentos, tudo, tudo” foi destruído, lamentou o padre brasileiro.

A crise no norte de Moçambique, que eclodiu em 2017, concentra-se principalmente na província de Cabo Delgado, mas também se espalhou para províncias vizinhas, como Nampula e Niassa. Em dezembro de 2023, o conflito deslocou mais de um milhão de pessoas.