Uma missa fúnebre ruidosa para um ativista “trans” de alto perfil e defensor da prostituição ocorreu na quinta-feira (15) na catedral de São Patrício, em Nova York, nos EUA, provocando um protesto nas redes sociais de que a icônica igreja foi usada para promover uma agenda ideológica que vai contra a doutrina católica.

A catedral sediou o funeral de Cecilia Gentili, ativista que ajudou a descriminalizar a prostituição em Nova York, fez lobby para que a "identidade de gênero" fosse adicionada como uma classe protegida às leis de direitos humanos do estado e arrecadou muitos fundos para causas transgênero.

Os organizadores não revelaram à catedral que Gentili, que morreu em 6 de fevereiro aos 52 anos, era um homem biológico que se identificava como mulher.

"Eu mantive isso em segredo", disse o ativista que organizou o velório, Ceyenne Doroshow, ao jornal New York Times.

Doroshow disse que os amigos de Gentili solicitaram que o velório fosse feito em São Patrício porque "é um ícone", o que eles também pensavam de Gentili.

Ao longo da missa, o celebrante, o padre Edward Dougherty, se referiu a Gentili com pronomes femininos e descreveu o homem biológico como "nossa irmã". Além disso, durante as orações dos fiéis, o leitor orava pelos chamados “cuidados de saúde de afirmação de gênero”, enquanto os participantes frequentemente expressavam aprovação e se referiam a Gentili como a "mãe das prostitutas".

Não ficou claro se os funcionários da catedral sabiam que Gentili era um homem que se identificava como mulher. Na última sexta-feira (16), a catedral de São Patrício encaminhou todos os pedidos da mídia para a arquidiocese de Nova York, que não respondeu aos pedidos de comentários antes da publicação.

A arquidiocese divulgou em 10 de fevereiro um comunicado do pároco da catedral, o padre Enrique Salvo, que disse que os funcionários da catedral "não tinham ideia de que nosso acolhimento e oração seriam degradados de forma tão sacrílega e enganosa".

Salvo disse que os funcionários da Igreja compartilharam a "indignação com o comportamento escandaloso em um funeral aqui na Catedral de São Patrício no início desta semana". Salvo também revelou que uma missa de reparação foi celebrada na catedral por orientação do cardeal Timothy Dolan.

Em declarações feitas anteriormente ao jornal New York Times, o porta-voz da arquidiocese, Joseph Zwilling disse que "um funeral é uma das obras corporais de misericórdia", que são "um modelo de como devemos tratar todos os outros, como se fossem Cristo disfarçado". Além dos comentários de seu porta-voz, a arquidiocese de Nova York não havia emitido nenhum comunicado oficial sobre o funeral em São Patrício até a noite da última sexta-feira (16).

Vários meios de comunicação tradicionais classificaram o evento como uma ocasião revolucionária e um sinal de que a Igreja Católica mudou seu ensinamento – ou pelo menos seu tom – sobre sexualidade e antropologia humana.

A revista Time descreveu o fato de um funeral para um ativista trans ter sido realizado em uma catedral católica como "não é pouca coisa", enquanto o New York Times descreveu o velório como "uma peça exuberante de teatro político".

O padre jesuíta James Martin, defensor da agenda LGBT cuja abordagem de inclusão pastoral gerou controvérsia na Igreja, inicialmente expressou aprovação pelo velório.

"Celebrar a missa fúnebre [sic] de uma mulher transgênero em São Patrício é um lembrete poderoso, durante a Quaresma, de que as pessoas LGBT fazem parte da igreja tanto quanto qualquer outra pessoa. Eu me pergunto se isso teria acontecido uma geração atrás", disse Martin ao New York Times

No entanto, em 10 de fevereiro, Martin esclareceu que fez o comentário antes do velório.

"Obviamente, acredito que as pessoas LGBT devem ser tão incluídas quanto qualquer outro paroquiano em sua igreja. Da mesma forma, obviamente, acredito que as igrejas são espaços sagrados e certas ações passam dos limites", disse ele em uma publicação na rede social X, acrescentando que havia sido convidado para pregar na missa, mas estava fora da cidade.

"Não vi toda a missa foi como registrada, mas algumas ações que vi me impressionaram como, talvez para a congregação, alegres e celebratórias, desrespeitosas com o espaço sagrado que é a catedral de São Patrício", escreveu. "Ao meu ver, pode-se ser alegre e respeitoso."

Outros católicos, no entanto, foram mais incisivos em sua avaliação.

Na rede social X, o site católico conservador CatholicVote descreveu o velório como uma "zombaria encenada da fé cristã dentro da Catedral de São Patrício" por ativistas trans.

Outros pediram que o cardeal Dolan e a arquidiocese de Nova York respondessem ao que consideraram um sacrilégio.

Mais em

Muitas mil pessoas presentes usavam roupas provocantes e afeminadas. Ao pé do altar estava uma imagem de Gentili com uma auréola, cercada pelas palavras espanholas para "prostituta", "travesti", "abençoada" e "mãe".

O ativista trans Oscar Diaz disse à Time que "parecia apropriado" se despedir de Gentili com um funeral em São Patrício's, descrevendo o evento como um ato de conceder "santidade" ao defensor da agenda “trans”.

O velório de Gentili foi marcado por vários momentos fora do comum para um funeral católico e que levantaram questões sobre irreverência e sacrilégio.

Por exemplo, durante a liturgia, os participantes aplaudiram, aplaudiram e gritaram "Cecília!" e "madre de putas" - em espanhol para "mãe de prostitutas".

Uma interpretação da "Ave Maria" pelo cantor da catedral foi interrompida quando um participante gritou "Ave Cecilia!" e dançou pelo corredor central.

Uma reflexão leiga no meio da liturgia feita no santuário comparou a defesa de Gentili pela normalização da prostituição e o lobby por transição de gênero ao ministério de Cristo para prostitutas e excluídos.

Em outra reflexão, Diaz descreveu Gentili como "essa prostituta, essa grande prostituta, Santa Cecília, mãe de todas as prostitutas". Os reunidos se levantaram e aplaudiram enquanto o padre Dougherty permanecia boquiaberto na cátedra.

Depois de frequentar igrejas batistas e católicas, Gentili havia se identificado como ateísta, embora tenha sugerido um interesse recente por Deus em uma entrevista em novembro de 2023.

"A religião tem sido um aspecto tão fundamental da minha vida que sempre terei algum tipo de conexão com ela. Ainda anseio por um senso de comunidade e pertencimento que sei que muita gente encontra na fé", disse Gentili.

Nota do editor: Esta matéria foi atualizada em 17 de fevereiro de 2024 para incluir um comunicado da Arquidiocese de Nova York e o esclarecimento do padre James Martin de que ele deu suas declarações ao The New York Times antes do culto ter ocorrido.