A diocese do Brooklyn, em Nova York, anunciou no sábado (4) que um pároco local que permitiu que uma cantora pop gravasse um videoclipe obsceno na igreja não tem mais supervisão administrativa sobre a paróquia.

A diocese disse à CNA, agência em inglês do grupo EWTN, ao qual pertence ACI Digital, que o bispo dom Robert Brennan celebrou uma missa de reparação na igreja na manhã de sábado em resposta à profanação.

“Através da oferta desta missa, o bispo Brennan restaurou a santidade desta igreja e reparou os danos”, disse a diocese em um comunicado.

O videoclipe, que teve mais de 3,6 milhões de visualizações até o momento, mostra a cantora Sabrina Carpenter dançando provocativamente no altar da histórica igreja da Anunciação da Bem-Aventurada Virgem Maria, do século XIX, no Brooklyn.

O lançamento do vídeo “Feather” no dia 31 de outubro gerou alvoroço nas redes sociais e motivou pedidos por uma reconsagração da igreja e orações de reparação.

“Quem é o pároco? Por que ele permitiu isso?”, questionou uma publicação nas redes sociais. “Como é que a diocese permitiu que isso acontecesse?”, perguntou outra publicação.

O pároco, monsenhor Jamie Gigantiello, não respondeu ao pedido de comentários da CNA na quinta-feira (2) e não estava imediatamente disponível para comentar no sábado. A igreja da Anunciação da Bem-Aventurada Virgem Maria se fundiu com a vizinha igreja Nossa Senhora do Monte Carmelo para formar a paróquia Nossa Senhora do Monte Carmelo-Anunciação em 2018.

O bispo Brennan disse em um comunicado publicado na quinta-feira que ficou “horrorizado” ao saber do vídeo e que investigaria como ele foi permitido.

Em comunicado no sábado, a diocese disse à CNA que “uma revisão dos documentos apresentados à paróquia antes da produção, embora não retrate a totalidade das cenas, retrata claramente um comportamento impróprio e inadequado para um santuário eclesial”.

“À luz disso, o bispo Brennan nomeou o bispo auxiliar Witold Mroziewski como administrador temporário da paróquia Nossa Senhora do Monte Carmelo-Anunciação”, disse.

Mais em

Mroziewski vai assumir “toda a supervisão administrativa” da paróquia enquanto se aguarda uma revisão administrativa que “será iniciada imediatamente”, disse o comunicado.

“Além disso, o mandato de monsenhor Gigantiello como vigário para o desenvolvimento da diocese foi concluído em 3 de novembro de 2023”, disse o comunicado. O porta-voz da diocese, John Quaglione, disse à CNA no sábado que dom Brennan decidiu remover Gigantiello do cargo “após a filmagem do videoclipe”.

Segundo a diocese, o bispo, auxiliado pelo vigário geral da diocese, monsenhor Joseph Grimaldi, abençoou o altar e a igreja com água benta no sábado. O vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora do Monte Carmelo-Anunciação, padre Michele Vricella, e um dos diáconos da paróquia, Michael Chirichella, ajudaram Grimaldi a preparar o altar para a bênção.

Segundo o capítulo da cidade de Nova York da American Guild of Organists (Associação Americana de Organistas), a paróquia da Anunciação da Bem-Aventurada Virgem Maria foi fundada em 1863.

Segundo o jornal diocesano The Tablet, a igreja tem acolhido católicos lituanos há mais de 100 anos.

A Anunciação é “a única igreja na área metropolitana de Nova York que oferece uma missa dominical semanal em lituano”, diz The Tablet.