Guadalupe, em Kansas City, é a única vítima fatal, do tiroteio na tarde de quarta-feira (14) no centro de Kansas City, depois do grande desfile pela vitória no Super Bowl. Mais de 20 pessoas ficaram feridas.

Em coletiva de imprensa de ontem (15), a polícia disse que as investigações iniciais sugerem que o tiroteio ocorreu por causa de uma briga, sem aparente ligação com terrorismo.

A rádio KKFI 90.1 FM, em que trabalhava López-Galván, de 43 anos, anunciou a morte dela em sua conta no Facebook no dia anterior. A vítima apresentava um programa musical chamado Taste of Tejano na emissora.

“Nossos corações e orações estão com sua família (…) Este ato sem sentido tirou uma pessoa linda de sua família e desta comunidade KC”, disse a rádio.

O tiroteio ocorreu no final do desfile, próximo à Union Station, no centro da cidade. Segundo as autoridades, 23 pessoas foram levadas para um hospital, várias das quais eram crianças.

Segundo o jornal local Kansas City Star, López-Galván tinha dois filhos. É possível que outros membros de sua família que estavam com ela no desfile também estejam feridos.

Meios locais disseram que o padre Luis Suárez, administrador paroquial da paróquia do Sagrado Coração de Guadalupe, pediu à comunidade para unir-se em oração por López-Galván e sua família, na homilia da Missa da Quarta-feira de Cinzas.

Ao ser consultado pela CNA, agência em inglês da EWTN, grupo a que pertence ACI Digital, o padre preferiu não fazer mais comentários, dizendo que a família de López-Galván lhe pediu que não fizesse declarações até que pudessem preparar um comunicado de imprensa.

“Foi uma grande tragédia e perda para a nossa comunidade... um momento de lágrimas e dor. Que o Senhor console os afetados por esta situação”, disse o padre.

O arcebispo de Kansas City, dom Joseph Naumann, disse em comunicado enviado à CNA que suas “orações e mais profundas condolências vão para a família de Lisa López-Galván”.

“Acompanhamos a sua família com o nosso amor e apoio. Ela era um membro querido da nossa comunidade de fé”, continuou o arcebispo.

“Consola-nos saber que a ressurreição do Senhor é o nosso consolo e somos gratos pela sua promessa de vida eterna. Oramos pelo descanso da sua alma e pela cura, paz e força dos seus entes queridos e da nossa comunidade".