Ontem (15) foi a festa da língua de santo Antônio de Pádua, também chamado santo Antônio de Lisboa, por seu lugar de nascimento, celebrada por causa de um milagre que são Boaventura encontrou nela.

O padre Giancarlo Zamengo, franciscano conventual e diretor-geral da revista Mensageiro de Santo Antônio, disse ontem (15) por email que a origem desta celebração remonta a 8 de abril de 1263, quando são Boaventura foi reconhecer os restos mortais de santo Antônio, depois de 32 anos de sua morte. Lá descobriu que a língua de santo Antônio estava incorrupta.

O site santantonio.org, dos franciscanos menores conventuais de Pádua, diz que são Boaventura exclamou: “Ó língua bendita de santo Antônio, que sempre louvastes a Deus e fizestes com que outros O louvassem, agora se vê claramente quantos méritos alcançastes perante Deus”.

Segundo a revista antoniana espanhola El Pan de los Pobres, naquele dia as relíquias foram levadas para a cúpula central da basílica construída em homenagem a santo Antônio, mas a língua foi separada e colocada num relicário especial.

Em 1319 os restos mortais do santo foram levados para a capela da basílica onde estão até hoje. Em 15 de fevereiro de 1350 as relíquias foram novamente examinadas e colocadas em uma urna de prata. É por isso que a “festa da língua” é celebrada neste dia.

O Pão dos Pobres diz que a língua de santo Antônio permaneceu incorrupta até a Segunda Guerra Mundial. Os frades retiraram-na do seu relicário e colocaram-na num vidro bem vedado para o proteger. Terminada guerra a língua já não era a mesma.

Os religiosos viram que havia ficado escura e rígida e, quando a tiraram do vidro, ela se enrolou. Assim, o ministro provincial dos Frades Menores Conventuais da época pediu aos seus seminaristas que fizessem uma novena. As orações foram ouvidas, a língua voltou a se estender e pôde ser colocada em seu relicário.

A revista antoniana descreve que, com uma permissão especial, a basílica de Pádua celebra a festa da língua “no domingo mais próximo de 15 de fevereiro”. Por isso, a basílica anunciou que neste ano de 2024 as celebrações serão no domingo, 18 de fevereiro, com missa solene e procissão das relíquias, que serão transmitidas ao vivo aqui.