O papa Francisco aceitou a renúncia do cardeal José Luis Lacunza Maestrojuán do cargo de bispo de David no Panamá, duas semanas depois do seu desaparecimento, ainda não explicado, e nomeou seu sucessor o padre Luis Enrique Saldaña Guerra.

A nomeação, anunciada hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé, ocorre a poucos dias do aniversário de 80 anos do cardeal Lacunza, no dia 24 de fevereiro, dia em que deixará de ser eleitor em conclave para eleger o novo papa.

A Conferência Episcopal Panamenha (CEP) publicou uma declaração de “agradecimento ao cardeal José Luis Lacunza e boas-vindas ao bispo eleito da diocese de David”, na qual se lê que o papa Francisco aceitou a renúncia do cardeal “depois de quase cinco anos” de ter cumprido o disposto no cânon 401 1 do Código de Direito Canônico”, segundo o auqle os bispos têm que apresentar sua renúncia aos 75 anos.

A nunciatura apostólica no Panamá também publicou um comunicado dizendo que “o novo bispo comunicará no devido tempo, o dia, local e hora da sua ordenação episcopal, e consequentemente da tomada de posse canônica da diocese de David”.

O caso do desaparecimento do cardeal Lacunza

Na manhã do dia 1º de fevereiro, a Igreja no Panamá denunciou o desaparecimento do cardeal José Luis Lacunza desde 30 de janeiro. O cardeal foi encontrado pela polícia em trajes civis em um automóvel na tarde de 1º de fevereiro.

No domingo, 4 de fevereiro, o cardeal pediu desculpas pelo ocorrido, embora não tenha explicado o que lhe aconteceu; e um dia depois, o procurador-geral da Nação, Javier Caraballo, disse que o bispo é tratado como uma vítima, motivo pelo qual o seu direito à “privacidade” será respeitado.

Não se sabe exatamente o que aconteceu ao cardeal Lacunza nem o motivo pelo qual as autoridades da Igreja e as autoridades civis permanecem em silêncio sobre o assunto. Também não se sabe qual teria sido a “travessura” do bispo de David, como ele mesmo chamou o que lhe aconteceu.

Também não se sabe se a Santa Sé ou o papa Francisco foram formalmente informados sobre o que aconteceu ao primeiro cardeal do Panamá. ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, consultou Matteo Bruni, porta-voz da Santa Sé, sobre isso, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Os resultados dos exames médicos feitos no cardeal Lacunza depois de seu desaparecimento não foram divulgados.

 Quem é o novo bispo de David no Panamá?

Dom Luis Enrique Saldaña Guerra também nasceu no dia 24 de fevereiro, como Lacunza, mas em 1966.

Estudou Filosofia na Universidade Rafael Landívar na Guatemala e Teologia na Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas em El Salvador.

Fez a profissão solene entre os franciscanos em 23 de fevereiro de 2002 e foi ordenado sacerdote em 29 de abril de 2006.

Exerceu, entre outros, os seguintes cargos: formador de noviços e frades franciscanos, vigário paroquial, guardião naf das paróquias de São João Batista em Boquete (Panamá), Nossa Senhora do Carmo em David (Panamá) e Santo Antônio de Pádua em Miraflores (Panamá); guardião da fraternidade Virgem do Socorro em La Antigua (Guatemala); e definidor provincial franciscano do Panamá (2008-2017).

Também foi diretor administrativo das Escolas Franciscanas Pío XII em Boquete (Panamá) e São Francisco de Assis em David; vice-diretor das Obras Sociais de Santo Hermano Pedro em La Antigua (Guatemala).

Desde 2021 é ministro provincial da província franciscana Nossa Senhora de Guadalupe da América Central e Caribe.