O encontro do Conselho dos Cardeais, conhecido como C9, com o papa Francisco que começou ontem (5) no Vaticano teve a participação de Jo Bailey Wells, bispa anglicana.

Do encontro sobre “o papel das mulheres na Igreja” participaram outras duas mulheres.

Jo Bailey Wells é secretária-geral adjunta da Comunhão Anglicana e faz parte da primeira geração de mulheres ordenadas vigárias na Igreja da Inglaterra em 1995. Ela é casada com um clérigo anglicano e é mãe de dois filhos.

Wells, conhecida por sua defesa da “igualdade de gênero”, liderou uma reunião inter-religiosa com a presença do papa Francisco no Cazaquistão em outubro de 2022. Ela também foi capelã do arcebispo de Canterbury, mais alto dirigente da Igreja da Inglaterra.

Também estiveram presentes no encontro com os cardeais conselheiros do papa Giuliva di Berardino, consagrada da Ordo virginum da diocese de Verona, Itália, e Linda Pocher, professora da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium que já participou na última reunião em 2023.

Nesta última sessão, como a que aconteceu em dezembro de 2023, os membros do Conselho discutiram a presença das mulheres na Igreja.

Durante o último encontro, o papa convidou os teólogos a refletir sobre a Igreja como “mulher e esposa” e disse que “um dos pecados cometidos” foi a tendência a “masculinizar a Igreja”.

Os membros do “C9”

Os membros do Conselho são: cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé; cardeal Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; cardeal Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa, República Democrática do Congo; cardeal Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim, Índia; cardeal Seán Patrick O'Malley, arcebispo de Boston, EUA; o cardeal Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona, Espanha; cardeal Gérald Lacroix, arcebispo de Québec, Canadá; cardeal Jean-Claude Hollerich SJ, arcebispo de Luxemburgo; cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia, Brasil. O secretário da Comissão é dom Marco Mellino, bispo titular de Cresima, Tunísia.

O cardeal Fridolin Ambongo, presidente do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM), tornou-se uma das principais vozes contra Fiducia supplicans, o documento do Dicastério para a Fé que permite a bênção a uniões homossexuais.

O cardeal Gérald Lacroix foi recentemente acusado de abusar de uma adolescente de 17 anos há quase quatro décadas. O cardeal nega “categoricamente”.

O Conselho dos Cardeais

O Conselho dos Cardeais tem sua origem nas Congregações Gerais que antecederam o conclave em que o papa Francisco foi eleito. O conselho está em funcionamento desde setembro de 2013, ano em que Francisco foi eleito.

O objetivo do órgão é ajudar o papa “no governo da Igreja universal” e “estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor bonus na Cúria Romana”, como disse o papa Francisco.