O arcebispo de Seul, dom Peter Chung Soon-taek, ordenou 16 sacerdotes e 25 diáconos para a arquidiocese que sediará a Jornada Mundial da Juventude na Coreia do Sul em 2027. As ordenações ocorreram na quinta-feira (1º), e na sexta-feira (2), na catedral de Myeongdong.

Com estas ordenações, o número de padres na principal arquidiocese sul-coreana passa de 969 para 985, incluindo o arcebispo emérito de Seul, cardeal Andrew Yeom Soo-jung, o atual arcebispo e os três atuais bispos auxiliares.

O texto diz ainda que “os diáconos e sacerdotes que são selecionados como clérigos através do sacramento da Ordem Sagrada têm os deveres de proclamar o Evangelho, administrar os sacramentos e servir à Igreja como colaboradores do bispo. Em particular, o sacerdote celebra a Santa Missa como representante de Cristo”.

Entre os diáconos estavam 21 formados no seminário arquidiocesano, um no seminário Redemptoris Mater, um dos Missionários da Palavra e dois dominicanos.

A nota lembra que “o diácono é o primeiro nível do clero na hierarquia da Igreja Católica e pode realizar os sacramentos do batismo e do matrimônio”.

Entre os padres havia 15 formados no seminário arquidiocesano e um no seminário Redemptoris Mater.

Na Coreia do Sul, país de 52,6 milhões de habitantes e cuja maioria se declara não religiosa, os católicos representam cerca de 11% da população. Segundo a agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias, há mais de 5,7 mil padres e 1.784 paróquias no país.