Os jovens de Seul (Coreia do Sul) celebraram a Jornada da Juventude a nível diocesano nos dias 25 e 26 de novembro, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2027 (JMJ 2027) que acontecerá naquela cidade.

O evento “Apressem-se, vamos a Seul!” consistiu em um concerto, uma exposição sobre as histórias da JMJ, palestras formativas, confissões ao ar livre, uma missa para jovens, a oração do terço e uma procissão de velas, segundo informou a arquidiocese de Seul em seu site.

O arcebispo local, dom Peter Chung Soon-taick, rezou a missa. Na homilia, ele disse que a JMJ 2027 não é um evento superficial, uma simples meta para ser cumprida, mas é uma oportunidade para que os jovens sul-coreanos unam os seus “corações, pensamentos e forças” e se disponham a receber os peregrinos de todo o mundo.

“Juntos, nos reunimos para celebrar a alegria do Evangelho, transcendendo fronteiras, culturas, línguas, etnias”, disse ele. Ele exortou os presentes a recordarem as palavras do papa Francisco sobre a esperança cristã, que é o “conhecimento certo da presença de Deus entre nós”, e disse que é esta esperança que ajuda os crentes a continuar apesar das dificuldades.

“Qual é a nossa esperança e que passos as nossas vidas estão dando hoje em direção à esperança? Vamos nos perguntar", disse ele. E acrescentou: “Deus tem esperança em vocês. Eu creio no amor de Deus e espero que vocês também se amem uns aos outros em Deus como resposta”.

Son Hee-hyeon, que participou na JMJ 2023 em Lisboa, contou a sua experiência: “Antes de pensar na JMJ 2027 em Seul, penso na preparação que nós, jovens, devemos fazer. Espero poder mostrar amor e harmonia a todos os nossos próximos em todo o mundo, incluindo os deficientes e não deficientes, os idosos e as crianças”, disse.

“Espero sinceramente que a JMJ 2027 Seul se torne um festival que todos possam desfrutar. Não é apenas um festival para jovens”, concluiu.

A arquidiocese descreveu a Jornada diocesana da Juventude como “uma promessa do compromisso vivo e dinâmico que Seul está disposta a oferecer como cidade anfitriã da Jornada Mundial da Juventude de 2027”.

Há poucos dias, dom Chung anunciou que convidaria um grupo de jovens da Coreia do Norte para a JMJ 2027 como “um gesto de abertura e um passo significativo para reativar o diálogo e a relação” entre as duas Coreias.