O papa Francisco pediu aos fiéis católicos que rezem pelos mais de 50 mortos, quase 370 desaparecidos e milhares de feridos deixados pelos incêndios florestais que desde sexta-feira (2) devastam o centro e o sul do país, mas principalmente a região de Valparaíso.

“Rezemos também pelos mortos e feridos dos incêndios devastadores que afetaram o centro do Chile”, disse o papa hoje (4), depois da oração do Ângelus. Ele também fez um pedido de oração pelas pessoas que sofrem por causa da guerra.

Segundo o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), o incêndio consumiu até o momento 25.567 hectares nas regiões centrais, como Valparaíso, Metropolitana, O'Higgins, e também ao sul, em Maule, La Araucanía e Los Lagos.

Segundo dados preliminares do Ministério do Interior, as casas afetadas pelo incêndio variam entre 3 mil e 6 mil.

Álvaro Hormazábal, diretor nacional da Senapred, disse hoje (4), que até o momento há 34 incêndios florestais ativos e 43 controlados.

A ministra do Interior, Carolina Tohá, disse à imprensa local que, “depois do terremoto de 2010, os incêndios florestais em Valparaíso serão a situação de emergência que mais vítimas gerou no Chile nos últimos tempos”.

A Cáritas Chile e a Cáritas Valparaíso começaram uma campanha de arrecadação de fundos destinada a prestar apoio às vítimas. Simultaneamente, vários bispos pediram a criação de correntes de oração para rezar pelas vítimas dos incêndios, bem como pelas suas famílias e comunidades.

Também foram solicitadas orações a todas as organizações que trabalham arduamente no terreno para controlar as chamas e ajudar os moradores afetados.