40 mil jovens católicos estão prontos para se reunirem amanhã (27) aos pés de Cristo Rei, no monumento em Cubilete Hill, no estado mexicano de Guanajuato, para "reafirmar que o México ainda é um solo católico". 

Durante uma coletiva de imprensa, representantes do Testemunho e Esperança – movimento organizador – disseram que essa Marcha Nacional da Juventude é mais do que um evento religioso, é um "ato de união dos jovens católicos para consagrar nossos corações a Cristo Rei e a Nossa Senhora de Guadalupe".

"Caminhamos e peregrinamos aos pés de Cristo Rei juntos, como um só, não só para pedir, mas para agradecer pelos frutos de um ano que acaba de terminar", declararam.

Também destacaram que a iniciativa reflete o "espírito de sinodalidade" proposto pelo papa Francisco, buscando a unidade de todos os participantes.

Além de sua dimensão espiritual, os líderes do Testemunho e Esperança disseram que a marcha também constitui um chamado à responsabilidade cidadã, especialmente "em um ano crucial para a democracia e as liberdades no México".

Em 2 de junho de 2024, os mexicanos participarão das eleições para eleger 629 cargos a nível federal, incluindo 128 senadores, 500 deputados e o novo presidente da República, que sucederá a Andrés Manuel López Obrador.

Como os jovens no México representam 30% dos eleitores, o movimento religioso expressou seu desejo de que as preocupações deste setor sejam consideradas, como as "possibilidades de educação, formação, emprego e oportunidades". Além de "cuidados com a família, a vida e a paz".

O movimento Testemunho e Esperança deixou claro que a juventude católica está pronta para contribuir com o país: "Eles contam conosco para fazer o país avançar e lutar contra a insegurança, a pobreza, a divisão e o confronto entre os mexicanos, para recuperar a paz, a saúde, a educação e a economia da nação".