Como parte da recente peregrinação anual da arquidiocese do México à basílica de Guadalupe, nove jovens que cumprem pena em um centro para menores receberam uma permissão especial para visitar Nossa Senhora em seu santuário.

Os jovens, provenientes do Centro Especializado para Adolescentes "Dr. Alfonso Quiroz Cuarón", foram escolhidos com base em critérios estabelecidos pelas autoridades da unidade.

O chefe da pastoral carcerária da arquidiocese, padre mercedário Juan Manuel Hernández Rodríguez, disse a ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, que a escolha dos jovens que participaram da peregrinação foi tomada "considerando sua conduta e progresso no processo de reintegração".

O padre Hernández Rodríguez destacou que essa iniciativa busca ajudá-los em seu processo de reintegração social, incluindo a dimensão espiritual.

"A fé não expressa apenas um credo particular, mas também uma convicção em valores que ajudam a pessoa a enfrentar sua própria realidade a partir da confiança em Deus", disse o padre.

Durante a peregrinação, que aconteceu no sábado (20), os participantes deram testemunhos sobre sua experiência.

Segundo o padre Hernández Rodríguez, um deles manifestou sua alegria por "experimentar a paz que a Virgem de Guadalupe dá", dizendo: "Pela primeira vez, sinto que não estou sozinho, sinto que alguém está me acompanhando".

O sacerdote mercedário afirmou que esse tipo de iniciativa busca "mostrar que a misericórdia de Deus pode transformar as pessoas", pois "apesar destas pessoas estarem cumprindo uma sentença por um crime que cometeram, elas não perderam sua dignidade como filhos de Deus e membros da igreja".

O padre Hernández Rodríguez também enfatizou que a pastoral carcerária acompanha estes jovens com várias atividades destinadas a "reconstruir sua dignidade a partir dos valores do Evangelho".