Papa Francisco manifestou sua tristeza e elevou suas orações pelo Haiti depois que os ocupantes de um ônibus que transportava seis freiras foram sequestrados no dia 19 de janeiro.

"Soube com tristeza da notícia do sequestro no Haiti de um grupo de pessoas, incluindo seis freiras", disse o papa ao final da oração do Ângelus hoje (21), Domingo da Palavra de Deus.

"Ao mesmo tempo em que peço de todo o coração pela sua libertação, rezo pela concórdia social no país e convido a todos a cessem a violência que causa tanto sofrimento entre esta querida população".

Na sexta-feira, 19 de janeiro, líderes religiosos denunciaram o sequestro das seis freiras da Congregação das Irmãs de Santa Ana e dos outros ocupantes do ônibus que as transportavam.

O sequestro, que teria sido cometido por membros de gangues que controlam 80% de Porto Príncipe, capital do país, ocorreu em torno das 7h.

Segundo a AP e as estatísticas da ONU, cerca de 3 mil pessoas foram sequestradas no Haiti em 2023. Entre elas estavam vários padres, freiras e leigos católicos, que também estão sofrendo com a violência de gangues criminosas.