Hoje (21), a igreja celebra o Domingo da Palavra de Deus, instituído pelo papa Francisco em 2019 para que o povo de Deus cresça em " uma familiaridade religiosa e assídua" com a Bíblia.

Por meio da carta apostólica in motu proprio Aperuit Illis, de 30 de setembro de 2019, o papa instituiu a celebração para o terceiro domingo do Tempo Comum.

Todo dia 30 de setembro, a igreja celebra a festa de são Jerônimo, conhecido santo que traduziu a Bíblia para o latim, conhecida como Vulgata.

“A dedicação dum domingo do Ano Litúrgico particularmente à Palavra de Deus permite, antes de mais nada, fazer a Igreja reviver o gesto do Ressuscitado que abre, também para nós, o tesouro da sua Palavra, para podermos ser no mundo arautos desta riqueza inexaurível”, escreveu o papa em seu motu proprio.

“É bom que não venha jamais a faltar na vida do nosso povo esta relação decisiva com a Palavra viva, que o Senhor nunca Se cansa de dirigir à sua Esposa, para que esta possa crescer no amor e no testemunho da fé”, ressaltou o papa.

O papa Francisco explicou que “será importante que, na celebração eucarística, se possa entronizar o texto sagrado, de modo a tornar evidente aos olhos da assembleia o valor normativo que possui a Palavra de Deus”.

Neste Domingo, em particular, será útil colocar em evidência a sua proclamação e adaptar a homilia para se pôr em destaque o serviço que se presta à Palavra do Senhor.

Domingo da Palavra de Deus no Vaticano

Segundo o Vatican News, o papa Francisco celebrou uma missa na basílica de São Pedro às 9h30 (horário local), e entregou uma cópia do Evangelho de São Marcos aos presentes.

Na missa, os ministérios de Leitor e Catequista foram conferidos a homens e mulheres leigos do Brasil, Bolívia, Coreia, Chade, Alemanha e Índias Ocidentais.

Duas catequistas brasileiras receberam estes ministérios: Ilza Vidal de Pádua Costa, da diocese de Ji-Paraná (RO) e Maria Erivan Ferreira da Silva, da arquidiocese de Fortaleza (CE).

Ao mesmo tempo, a Seção para as Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo do Dicastério para a Evangelização, encarregada pelo papa de promover o evento, disponibilizou online um subsídio litúrgico-pastoral gratuito que pode ser baixado AQUI.

Também é esperado que Francisco lance oficialmente o Ano de Oração, em preparação para o Jubileu de 2025.

O lema do Domingo da Palavra de Deus 2024 é: "Permanecei na minha Palavra" (Jo 8,31)