Um mosaico de são Charbel, o primeiro santo do Oriente, foi instalado hoje (19) nas grutas do Vaticano abaixo da basílica de São Pedro, depois de ter sido abençoado pelo papa Francisco.

O vigário geral do papa para o Estado da Cidade do Vaticano e arcipreste da basílica vaticana, cardeal Mauro Gambetti, participou da instalação dessa obra no local dos túmulos papais.

Depois da instalação do mosaico, que também contou com a presença do prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais, cardeal Claudio Gugerotti, foi celebrada uma missa em rito maronita na capela húngara da cripta vaticana, celebrada pelo vigário patriarcal maronita junto à Santa Sé, dom Rafik Warsha.

A imagem do santo libanês que uniu o Oriente e o Ocidente e que foi abençoada pelo papa Francisco depois da Audiência Geral de 15 de novembro do ano passado foi colocada ao lado do túmulo de são Paulo VI, o papa que o declarou santo em 9 de outubro de 1977.

Esta iniciativa foi promovida pelo embaixador libanês na Santa Sé, Farid Elias Khazen, que explicou à ACI Mena – agência do grupo ACI no Oriente Médio – que o projeto foi concebido há alguns anos, mas teve que ser adiado devido à pandemia de covid. Ele também informou que o mosaico foi feito na Fábrica de São Pedro.

"O cardeal Gambetti concordou em continuar trabalhando no projeto e decidiu que esse seria o último mosaico a ser colocado na basílica", contou.

Para Khazen, "esse é um evento único na vida" e, graças a ele, "haverá uma presença libanesa dentro da basílica".

A devoção a são Charbel se espalhou tanto dentro quanto fora das fronteiras do Líbano, mesmo em territórios muito distantes com culturas muito diferentes. Prova disso é a veneração particular e forte de que ele desfruta no México e em outras partes da América do Sul.

O caso da devoção a esse santo no México se deve, em grande parte, à imigração maronita para o país, que começou no século XIX, bem como ao aumento dos milagres atribuídos à intercessão do santo libanês.

Coincidindo com esse evento, os sinos das igrejas maronitas no Líbano tocaram por cinco minutos na manhã de hoje e uma missa também foi celebrada no túmulo do santo, localizado no mosteiro de são Maron do Líbano.