A devoção ao santo libanês são Charbel se difundiu em todo o mundo, especialmente na América Latina, por isso é celebrada praticamente durante todo o mês de julho.

Em entrevista à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em julho de 2022, o padre Jonathan Ángeles Valencia, pároco de Nossa Senhora do Líbano em Puebla e porta-voz da Diocese Maronita do México, disse que são Charbel costuma ser celebrado no dia 8 de julho; no terceiro domingo de julho, que é a festa de são Charbel segundo o rito maronita; e no dia 24 de julho, dia em que a Igreja de rito latino celebra o santo libanês.

“Praticamente para nós maronitas, julho é o mês de são Charbel, com todas essas celebrações que acontecem neste mês”, disse.

No mês de julho, a Diocese Maronita do México, respondendo ao pedido da Conferência do Episcopado Mexicano, organizou uma novena a são Charbel para pedir um país sem violência, com paz e reconciliação.

O padre Valencia disse que este dia de oração ocorreu “com muita paz, e também vimos a resposta dos devotos de são Charbel, que foi muito grande”.

Segundo o padre, foi possível ver nos últimos anos “como se difundiu a devoção ao nosso santo maronita”.

“Acredito que muito do trabalho de divulgação da devoção foi feito pela Igreja latina aqui, no México e na América Latina”, disse ele, lembrando também o importante papel das “famílias migrantes libanesas que vieram para a América com seu santo”.

"A partir daí começou a se espalhar para várias partes", disse ele.

Valencia disse que entre as intenções pelas quais pedem a intercessão de são Charbel estão as orações “pelas pessoas que não têm trabalho, pelas pessoas que não têm renda suficiente”.

Também costumam pedir a sua intercessão pelas "doenças", incluindo "câncer, diabetes e até Covid".

Outras pessoas aproveitaram as redes sociais da Diocese Maronita do México para “agradecer a são Charbel por sua intercessão”.

Confira também: