Em entrevista a Vatican News, serviço de informação da Santa Sé, o cardeal Peter Turkson pediu aos líderes mundiais que "adotem uma abordagem transformadora da economia" no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, para que "as pessoas com dificuldades econômicas possam sair da pobreza".

O chanceler da Pontifícia Academia de Ciências e da Pontifícia Academia de Ciências Sociais refletiu sobre a importância dos líderes empresariais mudarem “os objetivos da liderança dentro das empresas”, a fim de promover a integração na sociedade das pessoas que vivem na pobreza.

Em Davos, o cardeal também enfatizou “como o imperativo de que as empresas contribuam para a sociedade além de maximizar seus próprios lucros”.

Valores e desenvolvimento econômico

O cardeal Turkson recomendou que as empresas alinhem seus objetivos “com valores que beneficiem a sociedade e o bem comum".

"Queremos explorar os objetivos dos negócios", disse. “Não apenas dos lucros e ganhos monetários, mas também do valor transformacional que eles trazem para a sociedade, tornando a vida melhor, digna, equitativa e inclusiva", acrescentou.

O cardeal Turkson pediu que o Fórum de Davos adote “novos percursos de crescimento que poderiam levar a um futuro mais sustentável e justo”.

"Continuo otimista quanto ao potencial de transformação positiva", disse.

Mensagem do papa Francisco

As declarações do cardeal Turkson seguem a linha da mensagem do papa para o presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab.

O papa Francisco disse que a conferência de Davos é "uma oportunidade importante" para os líderes "se comprometerem a buscar formas inovadoras e eficazes de construir um mundo melhor".

Ele também lembrou os "homens, mulheres e crianças forçados a trabalhar por salários baixos e privados de perspectivas reais de desenvolvimento pessoal e profissional", e apelou para a responsabilidade moral daqueles que fazem parte desse fórum, onde se pretende "moldar o futuro da comunidade internacional".

O que é o Fórum de Davos?

O Fórum Econômico Mundial ou Fórum de Davos é um encontro de políticos, empresários e líderes de todo o mundo para "estimular o diálogo entre líderes de opinião sobre questões que vão desde as estruturas políticas atuais e preocupações geopolíticas até problemas ambientais, desafios de liderança e o papel das artes na sociedade".

O tema do Fórum Econômico Mundial de 2024, que ocorre entre os dias 15 e 19 de janeiro, é "Do laboratório à vida: a ciência em ação".