Papa Francisco disse durante uma audiência privada com a delegação de representantes do Partido Comunista do Vietnã querer visitar os católicos do país.

O Secretário para as Relações com os Estados, arcebispo Paul Richard Gallagher, falou da audiência que ocorreu hoje (18), pela manhã no Palácio Apostólico do Vaticano e não foi divulgada oficialmente pela Santa Sé.

Dom Gallagher classificou a reunião como "positiva" e anunciou que irá ao Vietnã em abril deste ano, seguido pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin.

Ele mencionou uma possível visita do papa Francisco ao país do sudeste asiático: "Acho que ele irá. Francisco quer ir, a comunidade católica quer muito e seria uma mensagem muito boa para toda a região", disse.

O arcebispo também afirmou que a reunião de hoje representa um fortalecimento das relações bilaterais entre a República Socialista do Vietnã e a Santa Sé.

Dom Gallagher ressaltou que "as coisas serão feitas gradualmente" e enfatizou que, antes que o papa possa visitar o país, "alguns passos precisam ser dados".

Em setembro de 2023, durante a coletiva de imprensa no voo de retorno de sua visita à Mongólia, papa Francisco disse que "o Vietnã é uma das mais belas experiências de diálogo que a igreja teve nos últimos tempos".

"Eu diria que é como uma simpática relação de diálogo. Ambos os lados tiveram a boa vontade de se entender e procurar caminhos, houve problemas, mas no Vietnã acredito que, mais cedo ou mais tarde, os problemas são superados", disse ele.

Relações entre a Santa Sé e o Vietnã

Em 27 de julho de 2023 o papa Francisco recebeu em audiência privada o presidente do Vietnã, Vo Van Thuong.

Durante as conversas entre o presidente e Francisco, os dois lados falaram de progresso nas relações bilaterais e das contribuições positivas feitas pela comunidade católica no Vietnã.

A Santa Sé e a República Socialista do Vietnã anunciaram em comunicado conjunto um acordo sobre o status do representante pontifício no Vietnã.

Nos últimos cinco anos, o Vaticano e o Vietnã têm realizado uma série de reuniões do Grupo de Trabalho para desenvolver e aprofundar as relações bilaterais.

A Santa Sé tem um representante no Vietnã, o arcebispo Marek Zalewski, que também é núncio em Cingapura e foi autorizado pelo governo vietnamita a visitar o país.

Em 2022, foi acordado "em princípio" a abertura de um escritório permanente na capital Hanói, e agora isso se tornou realidade, restabelecendo uma representação no país.

Desta forma, quase meio século depois, em 2023, há novamente uma representação da Santa Sé no Vietnã, depois da expulsão do delegado apostólico pelo governo comunista em 1975.