O papa Francisco recebeu em audiência privada o presidente da República Socialista do Vietnã, Vo Van Thuong, acompanhado de sua comitiva, na Biblioteca do Palácio Apostólico, informou ontem (27), a Sala de Imprensa da Santa Sé.

O encontro começou por volta das 15h e durou cerca de 20 minutos. O papa dedicou mais 10 minutos cumprimentando a delegação vietnamita.

A Santa Sé e a República Socialista do Vietnã anunciaram num comunicado conjunto a conclusão do “Acordo sobre o Status do Representante Pontifício Residente e sobre o Escritório do Representante Pontifício Residente no Vietnã”.

“Por ocasião da visita do presidente da República Socialista do Vietnã, S. Exa. Vo Van Thuong ao Vaticano em 27 de julho de 2023, tendo em vista o progresso alcançado durante as Sessões do Grupo de Trabalho Conjunto entre o Vietnã e a Santa Sé, particularmente a 10ª, realizada em 31 de março de 2023 no Vaticano, e com o desejo de continuar a avançar nas relações bilaterais, as duas partes anunciam oficialmente que o Governo da República Socialista do Vietnã e a Santa Sé concluíram o ‘Acordo sobre o Status do Representante Pontifício Residente e sobre o Escritório do Representante Pontifício Residente no Vietnã’”.

Durante as conversas entre o presidente Vo Van Thuong e o papa Francisco, e depois com o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, as partes expressaram grande apreço pelos progressos nas relações entre o Vietnã e a Santa Sé e pelas contribuições positivas feitas até agora pela comunidade católica do Vietnã.

"Ambas as partes expressaram sua confiança de que o Representante Pontifício Residente cumprirá o papel e o mandato conferidos no Acordo, apoiando a comunidade católica vietnamita em seus esforços no espírito de respeito à lei e, sempre se inspirando no Magistério da Igreja, para realizar a vocação de ‘acompanhar a nação’ e ser ‘bons católicos e bons cidadãos’, contribuindo para o desenvolvimento do país. Ao mesmo tempo, o Representante Pontifício será uma ponte para o avanço das relações entre o Vietnã e a Santa Sé", lê-se no comunicado conjunto.

Nos últimos cinco anos, a Santa Sé e o Vietnã tiveram uma série de encontros do Grupo de Trabalho para desenvolver e aprofundar as relações bilaterais. Santa Sé e Vietnã nunca tiveram relações diplomáticas. Desde a independência do país, ex-colônia francesa, depois da Segunda Guerra Mundial, o Vietnã enfrentou uma guerra civil na qual se envolveram EUA, China e União Soviética. Em 1975 os EUA abandonaram a guerra e o regime comunista se instalou no país.

O último encontro do papa com um chefe de Estado vietnamita ocorreu em 2016, com o então presidente Tran Đại Quang.

A Santa Sé tem um representante no Vietnã, o arcebispo Marek Zalewski, que também é núncio em Cingapura e foi autorizado pelo governo vietnamita a fazer visitas ao país. No ano passado foi acordado "em princípio" abrir um escritório permanente em Hanói, e agora isso se torna realidade, restabelecendo uma representação no país. Assim, quase meio século depois, em 2023, a Santa Sé será novamente representada no Vietnã, após a expulsão do delegado apostólico pelo governo comunista em 1975.

Cerca de 6,6% da população do Vietnã, sete milhões de pessoas, são católicos.

A Constituição do país permite restrições à Liberdade de religião no interesse da “segurança nacional” e da “unidade social”.

O Comitê de Liberdade Religiosa do Congresso dos EUA classifica o Vietnã com um dos “países de especial preocupação”. Minorias étnicas são especialmente vítimas de perseguição por causa da prática pacífica de sua religião e há casos de prisão e expulsão do país.

Confira também: