O ano de 2023 foi marcado pela morte de alguns católicos importantes como o cardeal australiano George Pell, o bispo colombiano Elkin Fernández aos 57 anos, o "são Francisco" de nossos tempos.

1) Dom Luis Gabriel Ramírez Díaz, bispo de Ocaña, Colômbia

O bispo de 57 anos morreu, depois de vários dias em tratamento intensivo, no dia 8 de janeiro, na cidade de Medellín, onde tinha ido para liderar alguns retiros espirituais para as irmãs Missionárias Eucarísticas.

Dom Ramírez, como destacou o episcopado colombiano na época, era "um homem com um forte senso de serviço missionário e um espírito jovem que aproximava as comunidades".

2. Cardeal George Pell, prefeito emérito da Secretaria para a Economia do Vaticano

Dois dias depois, em 10 de janeiro, morreu em Roma, aos 81 anos, o cardeal George Pell, que foi arcebispo de Sydney, Austrália, e prefeito da Secretaria para Assuntos Econômicos da Santa Sé.

Acusado de abuso sexual de um menor, o cardeal Pell se entregou para ser julgado na Austrália. Ele foi condenado a seis anos de prisão em março de 2019, mas já estava preso desde dezembro de 2018.

Um segundo julgamento o absolveu de todas as acusações em abril de 2020.

3. Irmão Biagio Conte, o " são Francisco" de nossos dias

O irmão Biagio Conte, missionário leigo de 59 anos e fundador da Missão Esperança e Caridade, também conhecido como o são Francisco de nossos tempos, morreu no dia 12 de janeiro, na Itália.

Em seu funeral, o arcebispo de Palermo, Corrado Lorefice, agradeceu a Deus pelo dom do irmão Conte, porque "ele era um leigo cristão fiel, um irmão que acreditou na Palavra de Deus até o fim" e lutou pacificamente com o jejum, para mostrar que "é possível lutar contra toda forma de violência, toda estrutura e toda forma de máfia, e não ser violento".

4. Dom David O'Connell, bispo auxiliar de Los Angeles, chamado “O Pacificador”

Dom David O'Connell, bispo auxiliar de Los Angeles (EUA) tinha 69 anos e foi baleado e morto em sua casa no dia 18 de fevereiro.

"Como padre e depois como bispo aqui em Los Angeles por 45 anos, dom Dave era um homem de profunda oração e que tinha um grande amor por Nossa Mãe Santíssima", disse  na época, o arcebispo de Los Angeles, José Gomez.

O bispo acrescentou: "era um pacificador com um coração para os pobres e imigrantes, e tinha uma paixão pela construção de uma comunidade onde a santidade e a dignidade de toda vida humana eram honradas e protegidas".

5. Dom Elkin Fernández, bispo de Santa Rosa de Osos, Colômbia

Mais em

Dom Elkin Fernando Álvarez, bispo de Santa Rosa de Osos, na Colômbia, morreu aos 54 anos, no dia 8 de julho. Segundo a Conferência Episcopal Colombiana, o bispo sofreu um ataque cardíaco.

Ele foi nomeado bispo auxiliar de Medellín pelo papa Bento XVI em 28 de maio de 2012. E também foi secretário-geral da Conferência Episcopal Colombiana entre 2016 e 2019.

6. Frei Pablo María de la Cruz Alonso Hidalgo, frade carmelita espanhol

Em 15 de julho, véspera da festa de Nossa Senhora do Carmo, celebrada no dia 16, morreu aos 21 anos, o irmão Pablo María de la Cruz Alonso Hidalgo, que havia sido admitido em um mosteiro carmelita in articulo mortis, ou seja, em perigo de morte por causa de sua grave doença.

Pablo Alonso Hidalgo fez sua profissão carmelita no dia 25 de junho, na igreja de Carmen de Abajo, em Salamanca, Espanha.

Alguns dias antes, ele havia sido admitido ao noviciado em uma cerimônia celebrada pelo padre Salvador Villota, no quarto 615 do Hospital Clínico Universitário de Salamanca.

7. Dom Didier Berthet, bispo de Saint Dié, França

Dom Didier Berthet, serviu como bispo de Saint Dié, na França e morreu aos 61 anos, no dia 8 de setembro, de câncer.

Dom Gérald Daucourt, bispo emérito de Nanterre, que ordenou dom Berthet ao sacerdócio, comentou em sua homilia na missa de exéquias que "à imitação de seu Senhor, Didier amou até o fim".

Aos 18 anos e com a possibilidade de se tornar um pastor calvinista no futuro, ele participou de um encontro de jovens com o papa são João Paulo II em Paris, em que o papa disse: "Com o apóstolo Pedro, de quem sou humilde sucessor, eu professo: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".

O menino, que frequentava uma escola católica, iniciou uma jornada espiritual que o levaria a ser aceito na igreja católica aos 21 anos.

8. Wanda Półtawska, a melhor amiga de são João Paulo II

Wanda Półtawska, uma das amigas mais próximas do papa são João Paulo II e, durante anos, membro e consultora dos dicastérios do Vaticano ligados à defesa da vida e da família, morreu em 24 de outubro, com quase 102 anos.

Nascida na Polônia em novembro de 1921, Wanda Wojtasik, como era seu nome de solteira, testemunhou a ocupação nazista durante a segunda guerra mundial, assim como Karol Wojtyla, o futuro são João Paulo II.

Naqueles anos, Wanda fazia parte da resistência polonesa e frequentava grupos de estudantes católicos. Ela descreveu os sofrimentos que suportou no campo de concentração de Ravensbrück em um livro.

9. Indi Gregory

Em 13 de novembro, a inglesa Indi Gregory, de oito meses, estava em estado terminal e dois dias antes de sua morte havia sido retirada do suporte de vida no Reino Unido, depois de uma decisão judicial contra a vontade de seus pais.

Indi Gregory, nasceu em fevereiro de 2023 e foi batizada em setembro. Ela sofria de uma doença mitocondrial degenerativa rara e estava no Queen's Medical Centre em Nottingham, Inglaterra.

O hospital Bambino Gesù, administrado pela Santa Sé, ofereceu tratamento para Indi, como já havia feito com outros bebês doentes, como Alfie Evans, em 2018 e Charlie Gard, em 2017, aos quais também foi negada a oportunidade de viajar para a Itália.

10. Miguel Woites, pioneiro da imprensa católica na América Latina

O jornalista e diretor da Agência Católica Argentina de Notícias (AICA), Miguel Woites, um dos precursores do jornalismo católico na América Latina, morreu no dia 17 de novembro de 2023, em Buenos Aires, aos 95 anos.

Durante 57 anos e até o momento de sua morte, Miguel Woites atuou como diretor da AICA, tornando-se uma das figuras mais proeminentes da comunicação católica no continente.

Em 12 de abril de 2023, ele comemorou seu 70º aniversário de casamento com Lidia, que morreu cinco dias antes, na Sexta-Feira Santa. Como resultado de sua união, eles tiveram cinco filhos, que mais tarde lhes dariam 27 netos e mais de 30 bisnetos.