Em entrevista ontem (9) à EWTN News, o governador da Flórida, EUA, Ron DeSantis, falou sobre sua experiência com “o poder da oração” e a sua crença de que a família deve ser a “peça central” da vida americana.

DeSantis, que é católico, disputa a indicação a candidato à Presidência pelo Partido Republicano. No ano passado promoveu uma lei pró-vida na Flórida, uma legislação que controla a Disney e, em 2022, uma lei de 2022 que protege os direitos dos pais de educarem seus filhos.

DeSantis disse que sua fé e sua vida familiar estão profundamente interligadas.

“Eu ia à igreja todos os domingos, desde que me lembro de ter dado meus primeiros passos até o momento em que deixei a casa dos meus pais”, lembrou ele. “Daí, foi algo que estava enraizado em mim.”

DeSantis cresceu perto de Tampa, na Flórida, depois estudou em Yale e Harvard. Ele se lembra de ter sido um “grande choque cultural” ir da Flórida para Yale como “um garoto operário”.

“Eu nem sabia que as faculdades eram liberais. Quer dizer, eu não tinha ideia no que estava me metendo”, disse ele. “Eu apareço no campus vestido como você faria no centro-oeste da Flórida: shorts jeans, camiseta, chinelos. Eu era um peixe fora d'água”.

Em Yale, DeSantis lembrou-se de ter experimentado o contraste entre o lema da escola, “por Deus, pelo país, por Yale” e a dinâmica “antirreligiosa, anticristã” em algumas salas de aula.

“Onde eu cresci, havia fé em Deus, amor ao país, não importava se você era republicano, democrata. E então eu experimentei isso [em Yale]. E então cheguei lá com, eu acho, uma base”, disse ele. “Sou uma das poucas pessoas que passou por Yale e Harvard e saiu mais conservador do que quando entrou. E parte disso, eu acho, é porque eu tive essa base de fé desde muito jovem".

Católicos praticantes

DeSantis e a sua mulher, Casey, são ambos católicos praticantes e, no meio do caos da política, DeSantis diz que a oração lhe deu “calma”.

“Eu realmente acredito no poder da oração… é uma espécie de calma saber que, em última análise, estamos neste mundo, mas não somos deste mundo”, disse DeSantis. “E todos os dias, quando você está nesse emaranhado político, eles estão jogando coisas em você, atirando em você, todas essas coisas tentando desviá-lo do curso, desviá-lo desse norte verdadeiro. E acho que apenas ser capaz de orar, ser capaz de estar em contato com o Senhor, dá a você uma maneira de saber que nada disso realmente importa.”

Em 2021, Casey DeSantis foi diagnosticada com câncer. Na época, os filhos do casal tinham um, três e quatro anos.

“Esse tipo de diagnóstico é difícil para qualquer um”, disse ele. “Mas eu acho que, especialmente quando você é casado com uma mãe de crianças muito pequenas, estar em uma situação em que você poderia estar tendo um incidente em que ela não conseguiria superar isso, e então essas crianças cresceriam sem mãe... Foi muito difícil para nós quando recebemos a notícia.”

Mas a oração ajudou a sustentar a família em meio a esse sofrimento.

“Mas vou te contar uma coisa. As pessoas que oraram por nós durante aquelas semanas e meses tiveram um impacto enorme, e isso realmente levantou o ânimo da minha mulher”, lembrou ele. “Ela teve que passar por muitas coisas realmente difíceis, mas foi capaz de fazer isso. Eu, obviamente, como marido e pai, estava lá para apoiá-la, e ela acabou saindo disso, eu diria que provavelmente mais forte agora como resultado.”

A família é um valor fundamental para DeSantis que aparece em todos os lugares, desde a sua campanha até suas prioridades legislativas.

“Acho que uma das coisas que trazemos é mostrar a importância da família, porque é isso que somos como pessoas”, disse ele. “Tentamos trazer nossos filhos e envolvê-los nisso só porque queremos passar mais tempo com eles.”

A paternidade em 2024 envolve enfrentar muitas dificuldades políticas e sociais, como a ideologia transgênero nas escolas.

DeSantis sancionou uma lei dos Direitos dos Pais na Educação em 2022 que colocou barreiras nas instruções sobre “identidade de gênero” ou “orientação sexual” nas escolas públicas da Flórida.

Mais em

Restaurando a família como 'peça central' da vida americana

DeSantis disse esperar que ele e sua família possam representar uma “restauração” da família nos EUA.

“Acho que o que representamos é uma espécie de restauração da ideia de que a família é realmente a peça central da vida americana”, disse ele. “Se tivermos famílias fortes, teremos um país forte. Se as famílias continuarem a desintegrar-se, muitos dos problemas com que lidamos acabarão por ser ampliados.”

DeSantis observou que “o governo não é a solução para tudo isto”, mas desempenha um papel.

“Levamos a sério as nossas responsabilidades como pais”, disse DeSantis, destacando a sua posição contra a ideologia de gênero na escola primária e a “batalha contra a Disney”.

“Gostaria de pensar que teria assumido essas posições fortes de qualquer maneira. Mas o fato de ser pai de crianças pequenas é muito pessoal para mim, porque estou pensando comigo mesmo: tenho uma filha na primeira série. É totalmente inapropriado dizer-lhe que ela pode mudar de gênero ou que o seu gênero é uma escolha”, disse ele. “E então acho que isso nos ajudou a ser realmente fortes na educação, nos direitos dos pais e nessas questões centrais que são tão importantes para os pais.”