A 51ª Marcha pela Vida, que se proclama a “maior manifestação anual de direitos humanos do mundo”, acontecerá no dia 19 de janeiro em Washington DC, nos EUA, sob o lema “Com cada mulher, por cada criança”.

A marcha acontece sempre em janeiro para comemorar o aniversário de Roe x Wade, a decisão da Suprema Corte dos EUA que liberou o aborto em todo o país em 1973.

Mais de 60 milhões de crianças em gestação foram mortas desde então. A decisão foi anulada em junho de 2022 com a sentença da Suprema Corte no caso de aborto no Mississippi, Dobbs x Jackson Women’s Health Organization.

“A Constituição não proíbe os cidadãos de cada Estado de regulamentar ou proibir o aborto. Roe e Casey se arrogaram essa autoridade. Agora anulamos essas decisões e devolvemos essa autoridade ao povo e seus representantes eleitos”, diz o parecer do caso.

O panorama do aborto nos EUA mudou dramaticamente desde então e parece estar mudando quase dia após dia. Embora muitos Estados tenham aprovado leis para proteger a vida, outros estabeleceram medidas para ampliar o acesso ao aborto.

“Afirmamos que escolher a vida é a coisa certa a fazer e defendemos que escolher a vida empodera e que o amor salva vidas”, disse em novembro Jeanne Mancini, presidente da organização March for Life, ao anunciar o tema de 2024.

Existe uma “falsa narrativa em torno do aborto” que sugere que o ato de matar “empodera e é necessário”, disse Mancini. Essa “mensagem baseada no medo tenta convencer as mulheres que enfrentam uma gravidez inesperada de que estão sozinhas, que são incapazes, que não estão preparadas para a maternidade”.

Sobre a participação no evento de 19 de janeiro, um porta-voz da March for Life disse à CNA, agência da EWTN, grupo de comunicação católico a que pertence a ACI Digital, na terça-feira (2) que “embora não haja forma de saber com antecedência exatamente quantos virão, todos os anos esperamos que dezenas de milhares se juntem a nós”.

Palestrantes da Marcha pela Vida

Entre os palestrantes anunciados para a March for Life 2024 está Jean Marie Davis, uma mulher que dirige um centro de recursos para gravidez em Vermont e que foi vítima de tráfico sexual.

Em novembro de 2023, Davis contou no programa EWTN Pro-life Weekly que a certa altura ela ficou sem-teto e viveu nas ruas com apenas US$ 1,38.

Graças ao apoio de uma mulher de um centro de recursos para gravidez ela conseguiu escapar do tráfico sexual e construir uma vida para si e para o seu novo filho, Jonah.

Outros palestrantes incluirão o ex-jogador da NFL Benjamin Watson; o pastor Greg Laurie e sua mulher Cathe Laurie; o bispo ortodoxo de Antioquia da diocese de Worcester e Nova Inglaterra, John Abdalah; Aisha Taylor, autora pró-vida que fala sobre sua experiência ao escolher a vida apesar da pressão para abortar seus gêmeos; Jim Daly, presidente da Focus on the Family; Mancini; o músico cristão Danny Gokey; e Antonio Carlos Tavares de Mello, conhecido como Tônio, fundador da Comunidade Católica Jesus Menino em Petrópolis (RJ), que adota crianças abandonadas, muitas delas deficientes por tentativas fracassadas de aborto.

O programa Marcha pela Vida

A March for Life é um evento de três dias que vai de 17 a 19 de janeiro. No primeiro dia acontecerá a Expo March for Life no Westin D.C. Downtown Hotel e a entrada é gratuita para todos os manifestantes.

A exposição é uma oportunidade para os participantes se conectarem com outros manifestantes, visitarem diferentes estandes administrados por organizações pró-vida e serem incentivados a serem voluntários em determinados ministérios pró-vida.

A Expo March for Life será no Rock Creek Ballroom e estará aberta na quarta-feira (17) das 18h às 20h, quinta-feira (18) das 9h às 20h e sexta-feira (19) das 9h às 11h e das 16h às 19h.

Na quinta-feira (18), os participantes poderão participar de um workshop gratuito sobre como exercer uma influência pró-vida nos representantes eleitos. Os manifestantes também ouvirão um painel formado por especialistas neste tema e em políticas pró-vida. Para se inscrever no workshop, visite o site da March for Life.

Das 19h30 às 21h45, a diocese de Arlington organiza seu evento anual Life is very good para estudantes do ensino médio de todo o país. A entrada é gratuita e terá a apresentação de palestrantes inspiradores, música e oração. O local será na EagleBank Arena, em Fairfax County, no campus da George Mason University, a cerca de 35 minutos de carro de Washington, DC.

Na sexta-feira (19), os participantes pró-vida estão convidados a participar do Life Fest, que acontecerá antes da March for Life. Este evento prévio, patrocinado pelas Irmãs da Vida e pelos Cavaleiros de Colombo, acontecerá das 6h às 11h.

Mais em

Life Fest é uma manhã de adoração com missa, música e testemunhos em D.C. Armory. Os palestrantes deste ano incluem o arcebispo de Boston, cardeal Sean O'Malley; o presidente da University of Mary, monsenhor James Shea; e várias Irmãs da Vida.

Os participantes podem se inscrever e adquirir ingressos para o evento aqui.

A March for Life começará ao meio-dia com um comício incluindo discursos e um concerto ao vivo, que será transmitido no site da Marcha pela Vida, no Facebook e no canal do YouTube.

Às 13h, os participantes começarão a marchar entre as ruas 12 e 14, NW, subindo a Constitution Ave. e terminando nos degraus do Capitólio dos EUA.

Após a marcha, “No More Silence” contará com testemunhos que serão dados do lado de fora da Corte Suprema, que fica ao lado do prédio do Capitólio.

Na sexta-feira à noite, haverá o Rose Dinner Gala. Os ingressos podem ser comprados aqui.

O palestrante principal será Benjamin Watson, ex-jogador da NFL e autor do livro pró-vida The New Fight for Life.