A intenção de oração do papa Francisco para o mês de janeiro é rezar pelo dom da diversidade na Igreja.

“Rezemos para que o Espírito ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais no seio da Igreja Católica”, pediu o papa Francisco.

Durante uma audiência com os Bispos Orientais Católicos no Vaticano, o papa exortou a “viver até o fundo” as tradições eclesiais, para “recorrer às mesmas fontes de espiritualidade, liturgia e teologia que as Igrejas ortodoxas”. “É belo sermos testemunhas conjuntas de tamanha riqueza!”, disse.

No ano seguinte a sua eleição como papa, Francisco disse que “fazer a unidade da Igreja é obra da Igreja e de cada cristão ao longo da história”.

“Fazer a unidade da Igreja, construir a Igreja, este templo, esta unidade da Igreja: este é o dever de cada cristão, de cada um de nós. Quando se tem que construir um templo, um palácio, procura-se uma área edificável, preparada para isso”, disse.

Noutra ocasião, o papa Francisco disse durante um encontro com membros da Comissão Teológica Internacional (CIT) que “a diversidade de pontos de vista não deve prejudicar a unidade”.

Durante uma Audiência Geral em 2013 ele disse que a Igreja “é como uma grande orquestra”. “Cada um com o seu timbre inconfundível e as suas próprias características guiadas por um diretor. Assim todos tocam juntos em harmonia, e não se anula o timbre de nenhum instrumento, valoriza-se ao máximo a peculiaridade de cada um deles”.

Ele também disse que “a Igreja é católica porque é a casa da harmonia onde a unidade e a diversidade sabem combinar-se para se tornarem riquezas”.