A Rede Mundial de Oração do papa divulgou a lista de intenções do papa Francisco para o ano de 2024.

Todos os meses, o papa Francisco pede aos católicos de todo o mundo que rezem por uma intenção especial.

Esta iniciativa é acompanhada por um vídeo no qual o papa fala sobre as razões pelas quais escolheu aquela intenção específica.

Abaixo está a lista completa das intenções de oração do papa Francisco para o próximo ano de 2024:

Janeiro: Pelo dom da diversidade na Igreja

O papa Francisco pede para rezar “para que o Espírito ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais no seio da Igreja Católica”.

Fevereiro: Pelos doentes terminais

Francisco incentiva a oração “para que os doentes na fase terminal das suas vidas, e as suas famílias, recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano”.

Março: Pelos novos mártires

O papa Francisco convida a rezar “para que aqueles que em várias partes do mundo arriscam as suas vidas pelo Evangelho contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário”.

Abril: Pelo papel das mulheres

A intenção de oração deste mês é que “sejam reconhecidas em cada cultura a dignidade das mulheres e a sua riqueza, e cessem as discriminações de que são vítimas em várias partes do mundo”.

Maio: Pela formação de religiosas, religiosos e seminaristas

O papa exorta a rezar “para que as religiosas, os religiosos e os seminaristas cresçam na sua caminhada vocacional através de uma formação humana, pastoral, espiritual e comunitária, que os leve a serem testemunhas credíveis do Evangelho.”.

Junho: Pelos que fogem do próprio país

O papa Francisco pede para dedicar o mês de junho à oração “para que os migrantes que fogem da guerra ou da fome, forçados a viagens cheias de perigo e violência, encontrem acolhimento e novas oportunidades de vida nos Países que os recebem”.

Julho: Pela pastoral dos enfermos

Francisco pede “para que o sacramento da unção dos doentes dê àqueles que o recebem e aos que lhes são mais próximos a força do Senhor, e se torne cada vez mais para todos um sinal visível de compaixão e esperança”.

Agosto: Pelos líderes políticos

O Papa Francisco convida a rezar “para que os líderes políticos estejam ao serviço do seu povo, trabalhando pelo desenvolvimento humano integral e pelo bem comum, cuidando daqueles que perderam o emprego e dando prioridade aos mais pobres”.

Mais em

Setembro: Pelo clamor da terra

“Rezemos para que cada um de nós escute com o coração o grito da Terra e das vítimas das catástrofes naturais e das mudanças climáticas, comprometendo-nos pessoalmente a cuidar do mundo que habitamos”.

Outubro: Por uma missão compartilhada

O papa Francisco pede orações para que a Igreja “continue apoiando por todos os meios um estilo de vida sinodal, sob o signo da corresponsabilidade, promovendo a participação, a comunhão e a missão compartilhada entre sacerdotes, religiosos e leigos”.

Novembro: Por aqueles que perderam um filho

“Oremos para que todos os pais que choram a morte de um filho ou filha encontrem apoio na comunidade e obtenham do Espírito consolador a paz do coração”.

Dezembro: Pelos peregrinos da esperança

O papa Francisco pede este mês “que este Jubileu nos fortaleça na fé, nos ajude a reconhecer Cristo ressuscitado no meio das nossas vidas e nos transforme em peregrinos da esperança cristã”.