A basílica de São Pedro, no Vaticano, anunciou um concurso de arte cujo vencedor terá suas obras exibidas temporariamente na igreja ao lado das obras de mestres renascentistas Michelangelo e Gian Lorenzo Bernini durante a Quaresma de 2026, além de receber um prêmio em dinheiro de 120 mil euros (cerca de R$ 643 mil).

O concurso é gratuito e aberto a artistas de todo o mundo. Os participantes podem escolher o estilo e a técnica para pintar as 14 estações da via-sacra.

Como participar?

Para participar, a basílica pede que os candidatos preencham um formulário on-line entre 8 e 31 de janeiro de 2024.

O formulário exigirá o envio de um PDF com uma seleção de no máximo 10 obras de arte originais anteriores, acompanhadas de breves legendas e informações técnicas relevantes.

Os artistas também devem enviar um breve currículo em inglês ou italiano. O formulário de inscrição estará disponível no site oficial da basílica de São Pedro a partir de 8 de janeiro.

Os candidatos selecionados serão notificados se forem aceitos até 15 de março de 2024.

Depois, será solicitado que apresentem um esboço original emoldurado da 12ª estação, “Jesus morre na Cruz”, medindo 50x50 cm, e um esboço de outra estação da via-sacra escolhidade livre escolha.

Os dois esboços deverão ser entregues pessoalmente ou por correio à basílica antes de 15 de julho de 2024, para o seguinte endereço:

Fábrica de São Pedro no Vaticano

Largo della Sagrestia, s.n.c.

00120 Cidade do Vaticano

Os esboços apresentados serão exibidos numa exposição privada no Vaticano e avaliados por uma comissão nomeada pela Fábrica de São Pedro, o escritório responsável pela conservação e manutenção da basílica de São Pedro. Mais detalhes e regras do concurso podem ser encontrados AQUI.

O vencedor será anunciado no dia 30 de setembro de 2024, no site da basílica de São Pedro.

Depois de receber a encomenda, o vencedor terá mais de um ano para concluir todas as 14 pinturas (cada uma em uma tela de 1,2 x 1,2 metros) da via-sacra até 31 de dezembro de 2025.