A organização católica The Vulnerable People Project (VPP, Projeto Pessoas Vulneráveis) está trabalhando para ajudar os afegãos que enfrentam um inverno rigoroso.

Jason Jones, fundador e presidente da VPP, conversou com o EWTN News Nightly, do grupo de comunicação católico a que pertence a ACI Digital, no dia 8 de dezembro para contar sobre o trabalho que fazem para ajudar os que sofrem no Afeganistão e em outras partes do mundo.

A iniciativa chama-se “Carvão para o Natal” e visa levar 20 milhões de horas de calor e mais de 2 milhões de refeições às comunidades pobres do Afeganistão, Nigéria, Malawi e Mongólia. A campanha começou no dia 6 de dezembro e vai até o ano novo.

Jones disse que a campanha começou em 2021 num esforço para apoiar viúvas e órfãos dos aliados afegãos que morreram em combate, bem como aliados afegãos que ficaram no Afeganistão após a retirada dos EUA do país.

“Nos primeiros dois anos do programa, distribuímos carvão suficiente para fornecer 40 milhões de horas de aquecimento e 5 milhões de refeições às viúvas e órfãos dos nossos aliados que foram mortos, aos nossos aliados escondidos e às minorias religiosas e étnicas que estão sofrendo de fome”, disse.

“O que esperamos fazer através da nossa campanha 'Carvão para o Natal', modelando o nosso trabalho segundo o exemplo de são Nicolau, é apoiar os mais pobres do mundo enquanto sofrem e lutam para sobreviver a este inverno brutal”, acrescentou.

Além de aquecimento e comidas, o VPP construiu um centro médico para mulheres no Afeganistão e forneceu segurança às escolas de meninas.

Este ano a campanha começou a trabalhar com a comunidade católica da Mongólia. Jones disse que foram adquiridas 40 toneladas de carvão que seriam distribuídas às comunidades cristãs do país.

Estão fazendo planos para lançar a iniciativa Paróquia Vulnerável nas Filipinas e abrir um escritório VPP na cidade de Mindanao em 2024.

Este projeto visa fornecer “segurança física, câmeras, guardas de segurança e também segurança alimentar às paróquias católicas mais pobres do mundo”, disse Jones.

Depois de quatro católicos terem sido mortos num ataque a bombas durante uma missa celebrada num ginásio de uma escola no sul das Filipinas, a abertura de um escritório do VPP em Mindanao tornou-se a principal prioridade do grupo.

“Como um apostolado católico que procura servir às pessoas mais vulneráveis ​​do mundo, é claro que primeiro procuramos apoiar os nossos próprios correligionários enquanto sofrem perseguições, fome extrema e exposição”, disse Jones.