As autoridades da província chinesa de Baoding aplicaram severas medidas de “segurança” para desencorajar a participação de católicos nas celebrações religiosas do Natal, incluindo a presença de menores.

“Proibição da participação de crianças na celebração da véspera de Natal. Controles de trânsito e fechamento de comércios. Proibição de exposição de objetos relacionados com o Natal nas residências universitárias. Estas são algumas das medidas impostas pelas autoridades locais de Baoding”, informou ontem (26) a agência Asia News.

Segundo a agência internacional, na área de Baoding, não muito longe da capital Pequim, “vive um grande número de católicos”.

Por isso, a polícia local “adotou medidas de segurança excepcionais”, como controles de trânsito perto da Catedral de São Pedro e São Paulo, e o desvio dos ônibus “que passavam por esta zona. Além disso, ordenaram o fechamento de todos os comércios localizados perto da igreja e nenhuma venda ou promoção de Natal foi permitida”.

Uma fonte que mora em Baoding disse à AsiaNews que em volta da catedral havia policiais, viaturas policiais “e policiais com equipamento de choque”. Além disso, pais com filhos foram “impedidos de entrar no templo”.

“A polícia disse aos pais para saírem da igreja porque ‘não era seguro para as crianças porque havia muitas pessoas lá dentro’”, disse ele.

"A situação de Baoding é um reflexo dos controles cada vez mais rígidos sobre a religião impostos em toda a República Popular da China nos últimos anos. Estão circulando avisos do governo, escolas e empresas sobre 'boicotar feriados estrangeiros' e 'proibir a promoção comercial do Natal'", informou a Asia News.