O papa Francisco pediu dar uma “resposta humanitária” à realidade que se vive em Darién, uma selva entre o Panamá e a Colômbia que milhares de pessoas tentam atravessar com o objetivo de chegar aos EUA.

O papa manifestou a sua preocupação no final da oração do Ângelus do domingo (17) na Praça de São Pedro, que contou com a presença de cerca de 22 mil fiéis.

“Hoje gostaria de recordar os milhares de migrantes que procuram atravessar a selva de Darién, entre a Colômbia e o Panamá. São muitas vezes famílias com crianças que se aventuram por caminhos perigosos, enganadas por quem lhes promete falsamente um caminho curto e seguro”, disse o papa.

O papa Francisco denunciou que estes migrantes são “maltratados e assaltados” e “não são poucos os que perdem a vida naquela selva”.

“É necessário um esforço conjunto dos países mais diretamente concernidos e da comunidade internacional, para evitar que esta trágica realidade passe em silêncio e para dar uma resposta humanitária em conjunto”, disse.

Segundo informou Médicos Sem Fronteiras (MSF), citando números de Migrações Panamá, até a primeira semana de dezembro 500 mil pessoas cruzaram esta selva em 2023, “mais que o dobro do número de pessoas que o fizeram em todo o ano de 2022”.

No seu artigo, que analisa a realidade migratória na América Latina, MSF alerta que “quanto mais pessoas migrando e menos resposta institucional adequada, a crise humanitária piora”.

No caso dos menores, a gestora de migração como ftor de desenvolvimento da Unicef, Catalina Duarte, disse a Noticias RCN que se estima que “cerca de 50 mil crianças tenham atravessado o Darién”.