O papa Francisco aprovou ontem (14), a beatificação de Moisés Lira Serafín, padre mexicano, Missionário do Espírito Santo e fundador da Congregação dos Missionários da Caridade de Maria Imaculada. O milagre atribuído à sua intercessão é a cura inexplicável de um bebê no ventre de sua mãe.

Falando à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, o postulador da causa de beatificação, o padre David Padrón, Missionário do Espírito Santo, contou os detalhes do milagre, ocorrido em 2004 no estado mexicano de Guanajuato.

Segundo a sua explicação, uma família mexicana passou por um caso difícil quando seu feto foi diagnosticado com hidropisia fetal não imune (HFNI).

Segundo o MedlinePlus, um serviço de informação da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, a HFNI “frequentemente provoca a morte do bebê pouco antes ou depois do nascimento”.

No caso da menina que recebeu o milagre, o padre Padrón disse que “os primeiros sintomas foram detectados na mãe na 18ª semana de gestação. E nas semanas 22 a 24, o diagnóstico oficial da doença foi feito na bebê.”

“Confirmado o diagnóstico, a mãe confiou-se à intercessão do padre Moisés Lira, pedindo-lhe a cura do bebê”, disse o postulador da causa.

Mais tarde, disse, “às 26 semanas, quando foi feita nova avaliação médica, descobriu-se que o bebê estava perfeitamente saudável”, tendo o diagnóstico positivo sido confirmado nas semanas seguintes.

“Depois de vários anos, este bebê, uma menina, que agora é uma jovem mulher, goza de perfeita saúde” e “tem agora 19 anos”.

“Grande alegria” para os Missionários do Espírito Santo

Para a congregação dos Missionários do Espírito Santo, disse o postulador, este reconhecimento “é motivo de grande alegria”.

Padre Padrón expressou a esperança de que o testemunho do futuro beato inspire muitos católicos “a viver a nossa vida cotidiana com simplicidade e com alegria”.

“Ele se santificou fazendo as pequenas coisas da vida com muito amor e dedicação, fazendo de sua vida uma oferta agradável a seu Pai Deus”, disse.

O postulador da causa do padre Lira também espera que os católicos de hoje, seguindo o exemplo do padre Moisés Lira, possam aprender a cuidar dos outros: "Especialmente os mais vulneráveis, para que seus direitos fundamentais sejam sempre protegidos e garantidos".