Os torcedores do time de futebol do Olympique exibiram uma grande faixa no Groupama Stadium, em Lyon, França, em homenagem à Imaculada Conceição da Virgem Maria, no domingo (10).

 

Antes do jogo da 15ª rodada da Liga 1 francesa, no qual o Olympique Lyon venceu o Toulouse por três a zero, os torcedores exibiram a faixa com a imagem de Nossa Senhora, a inscrição “Ave Maria” e outra imagem da Basílica de Notre-Dame de Fourvière.

Abaixo da imagem de Maria aparecia uma faixa com a inscrição “Lyon à jamais sous la Protection de la Vierge Marie”, que significa “Lyon, para sempre sob a proteção da Virgem Maria”.

A cidade de Lyon e sua devoção a Nossa Senhora

A cidade de Lyon tem uma longa história de devoção à Virgem Maria. Todos os anos, perto do dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, celebra-se a Festa das Luzes, um dos maiores e mais populares eventos da cidade, que atrai visitantes de todo o mundo.

A celebração começou como uma procissão em homenagem à Virgem Maria no dia 8 de dezembro de 1852. Porém, antes mesmo de ser proclamado o dogma da Imaculada Conceição, desde a época da Idade Média, os moradores iam para a colina de Fourvière, o pico mais alto da cidade, para rezar durante as pragas e as guerras.

Por isso, a Basílica de Notre-Dame de Fourvière foi construída entre 1872 e 1884 no topo da colina de Fourvière, dedicada à Virgem Maria e mais tarde se tornou oficialmente local de peregrinação mariana em Lyon.

Na cripta da basílica, que tem estátuas de Nossa Senhora de todo o mundo (Brasil, China, Filipinas, Líbano, México, Polónia, Índia, Argélia, Portugal), comunidades de cada um destes países vêm rezar ao redor de Nossa Senhora e dar oferendas.

Muitos também vêm admirar a famosa “crèche des Lyonnais” (presépio dos habitantes de Lyon), que além das clássicas figuras natalinas, inclui santos locais.

Além da Festa das Luzes, há outros eventos e celebrações ao longo do ano que refletem a devoção de Lyon à Virgem Maria. A presença de imagens e estátuas de Nossa Senhora em diversas igrejas e locais de culto também contribui para esta tradição enraizada na história e na cultura da cidade.